Benefícios

Bolsa Trabalho: nova iniciativa da Caixa Econômica oferece suporte financeiro a desempregados

INSS Dinheiro
Renato P Castilho/Shutterstock.com

A Caixa Econômica Federal, em uma parceria inédita com o governo do estado de São Paulo, lançou o programa Bolsa Trabalho. Este projeto tem o propósito de auxiliar trabalhadores desempregados que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ofertando um auxílio financeiro de R$ 540 mensais. A iniciativa é uma resposta às adversidades econômicas agravadas pela pandemia do COVID-19, visando oferecer um respiro financeiro e estimular a reinserção no mercado de trabalho.

Elegibilidade e Funcionamento do Programa

Para se candidatar ao Bolsa Trabalho, os interessados devem estar desempregados há mais de um ano, sem estar recebendo seguro-desemprego ou auxílios semelhantes. É mandatório estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com uma renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.

Os beneficiados engajar-se-ão em atividades comunitárias por quatro horas diárias, em locais variados como escolas, creches e centros de saúde, recebendo em troca o valor mensal estipulado. Este esquema não só oferece um alívio financeiro mas também promove o desenvolvimento de habilidades e experiência profissional.

Recebimento do Auxílio Via Caixa Tem

O pagamento do auxílio é efetuado através de um cartão disponibilizado pelo governo, com a possibilidade de transferir o valor para a conta Caixa Tem. Esta alternativa facilita o acesso ao benefício, permitindo que os participantes realizem saques, transferências, pagamentos de contas, entre outras operações financeiras diretamente pelo aplicativo.

Esta medida da Caixa Econômica Federal, em colaboração com o governo do estado de São Paulo, representa um passo importante no suporte a cidadãos em condições de vulnerabilidade, oferecendo uma ponte para a recuperação econômica e social de milhares de famílias.

To Top