Benefícios

Descontos na Energia Elétrica para Inscritos no CadÚnico; como funciona?

Conta de Luz Energia Eletrica Tarifa
Renata Photography/Shutterstock.com

Famílias brasileiras cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, agora podem contar com um novo benefício que promete aliviar significativamente os gastos com energia elétrica. Anunciado recentemente, o programa Tarifa Social de Energia Elétrica oferece descontos automáticos para os usuários com Número de Identificação Social (NIS) terminados em qualquer dígito, de 0 a 9, trazendo um impacto positivo direto no orçamento mensal de milhões de lares.

Descontos Automáticos na Conta de Luz

O benefício, que se aplica automaticamente para as famílias elegíveis, pode resultar em uma redução substancial, chegando a anular completamente o valor da fatura de energia elétrica para consumidores específicos, como indígenas e quilombolas. A Tarifa Social propõe descontos que variam de acordo com o volume de consumo de cada família, podendo chegar a 65% para consumos mais baixos.

Critérios de Elegibilidade

Para ter direito a esses descontos, as famílias devem estar devidamente inscritas no CadÚnico, com uma renda mensal per capita não superior a um quarto do salário mínimo — equivalente a R$ 353 por pessoa, em 2024. O cadastro pode ser realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as famílias receberão todas as orientações necessárias para aproveitar o programa Tarifa Social, além de outros benefícios destinados a cidadãos de baixa renda e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como Funcionam os Descontos

Os descontos na conta de energia elétrica são calculados com base no consumo mensal da residência, seguindo a tabela:

  • Consumo de 0 a 30 kWh: até 65% de desconto;
  • De 31 a 100 kWh: até 40% de desconto;
  • De 101 a 220 kWh: até 10% de desconto;
  • Acima de 221 kWh: não há desconto.

Esse modelo de desconto é projetado para incentivar o consumo consciente de energia, além de oferecer um suporte financeiro às famílias que mais precisam.

Aproveite o Benefício

Este é um momento importante para verificar a situação cadastral no CadÚnico e garantir acesso a essa e outras assistências oferecidas pelo governo. Com a economia em constante mudança, benefícios como a Tarifa Social se tornam essenciais para garantir o bem-estar e a estabilidade financeira das famílias de baixa renda no Brasil.

To Top