Benefícios

Como reduzir sua conta de luz: veja como ter acesso ao desconto da Tarifa Social

Conta de luz energia
rafapress/shutterstock.com

A Tarifa Social de Energia Elétrica surge como uma alternativa para famílias de baixa renda reduzirem suas despesas com energia elétrica, com descontos que podem chegar até 65%. Este benefício, ofertado pelo Governo Federal, está disponível para 1,2 milhão de pessoas somente em Pernambuco, embora muitos brasileiros ainda não saibam como usufruir dessa vantagem.

Para ser elegível ao desconto na conta de luz, é necessário pertencer a uma das seguintes categorias:

Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.

Famílias com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenham em seu seio um membro necessitando de aparelhos vitais para a saúde, exigindo consumo contínuo de energia elétrica.

Famílias de baixa renda com um idoso ou pessoa com deficiência beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Procedimento para Cadastro na Tarifa Social

Para aderir ao programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, o processo de cadastro deve ser realizado junto às concessionárias de energia elétrica de cada estado. É necessário apresentar uma série de documentos, que variam conforme a categoria do beneficiário:

Para inscritos no CadÚnico: CPF, Carteira de Identidade ou documento oficial com foto, e o Número de Identificação Social (NIS).

Beneficiários do BPC: Número do Benefício (NB), CPF e Carteira de Identidade.

Para famílias quilombolas: o NIS é suficiente.

Famílias com necessidade de uso contínuo de aparelho vital: além do CPF, Carteira de Identidade e NIS, é necessário um atestado médico que comprove a condição.

A Tarifa Social não apenas facilita o acesso a um serviço essencial como a energia elétrica, mas também promove uma gestão mais equitativa dos recursos, visando assegurar que as famílias mais vulneráveis possam beneficiar-se de condições de vida dignas. Apesar de ser um direito de muitos, o desconhecimento sobre como acessar tal benefício ainda é um obstáculo para muitos brasileiros que se enquadram nos critérios, mas não recebem os descontos.

To Top