Benefícios

Como será a antecipação do 13º salário do INSS

Prédio do INSS previdencia social e aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Como será a antecipação do 13º salário do INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prepara-se para uma medida que promete aquecer a economia no primeiro semestre de 2024: a antecipação do 13º salário para determinados grupos de aposentados e pensionistas. Esta iniciativa, ainda em fase de discussão, visa proporcionar um alívio financeiro para milhões de brasileiros em tempos econômicos desafiadores.

Decisão Estratégica para Estímulo Econômico

A proposta de antecipar o 13º salário integra um conjunto de estratégias do Governo Federal para impulsionar a atividade econômica do país, beneficiando diretamente os recebedores de aposentadorias e pensões. Tradicionalmente dividido em duas parcelas, o 13º salário poderá chegar mais cedo às mãos dos beneficiários, contribuindo para o aumento do poder de compra e incentivo ao consumo.

O 13º salário do INSS contempla aposentados, pensionistas e outros assegurados, com exceção dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia, que não têm direito a esse pagamento adicional. Entre os elegíveis estão:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária;
  • Beneficiários de auxílio-acidente;
  • Receptores de pensão por morte;
  • Beneficiários de auxílio-reclusão.

Embora a antecipação ainda esteja sob análise, há uma expectativa positiva de que uma decisão favorável seja tomada em breve. A liberação dos valores seguirá o calendário habitual de pagamentos do INSS, com os beneficiários divididos em dois grupos: aqueles que recebem até um salário mínimo e os que recebem acima desse valor.

Especialistas, como Lila Cunha, projetam que a antecipação poderá injetar aproximadamente R$ 66 bilhões na economia brasileira, marcando um momento significativo de suporte financeiro e estímulo econômico.

Para que a antecipação se torne realidade, é necessário que o Presidente da República autorize a medida por meio de um decreto. Baseando-se em ações anteriores, é esperado que os pagamentos da primeira parcela ocorram entre abril e maio, seguidos pela segunda parcela entre maio e junho.

Como Acompanhar o Pagamento

Os beneficiários podem monitorar o status dos pagamentos por meio do site ou aplicativo Meu INSS, onde todas as informações relativas a depósitos e pendências estão disponíveis de forma clara e acessível.

Esta antecipação do 13º salário pelo INSS representa uma luz de esperança para muitos brasileiros, prometendo não apenas um alívio financeiro imediato, mas também um estímulo à economia em um momento crucial.

To Top