Política

Apoio de Bolsonaro afasta 63%; de Lula, 42%

Lula e Bolsonaro
Foto Reprodução Internet

Uma pesquisa recente do Datafolha, divulgada nesta terça-feira, trouxe à tona a influência do apoio político nas intenções de voto dos eleitores de São Paulo. De acordo com o estudo, o endosso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia afastar 63% dos eleitores da capital paulista de um candidato apoiado por ele. Por outro lado, um candidato com o suporte do presidente Lula (PT) enfrentaria rejeição de 42% dos votantes.

O levantamento revelou ainda que 17% dos entrevistados votariam com convicção em um candidato indicado por Bolsonaro, enquanto 19% considerariam a possibilidade. Já em relação ao apoio de Lula, 24% dos paulistanos se mostraram firmes na decisão de votar no candidato recomendado por ele, com 31% abertos à possibilidade.

A pesquisa coloca em evidência a disputa entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que apresentam um empate técnico segundo o Datafolha. Nunes, que busca a reeleição e conta com o apoio de Bolsonaro, tem participado ativamente de eventos ao lado do ex-presidente. Boulos, por sua vez, espera se beneficiar da popularidade de Lula para se destacar.

Além disso, o estudo também avaliou o impacto do apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em potenciais candidatos. Enquanto o endosso de Tarcísio parece repelir 44% dos eleitores e atrair 17% deles, o apoio de Alckmin resulta em 44% de rejeição e 14% de certeza de voto, com 39% considerando a hipótese.

Os resultados da pesquisa Datafolha indicam a importância das alianças políticas nas eleições municipais de São Paulo e sinalizam para os candidatos e seus apoiadores as possíveis estratégias a serem adotadas para conquistar o eleitorado. A análise foi realizada com 1.090 eleitores na cidade, nos dias 7 e 8 de setembro, e possui margem de erro de três pontos percentuais.

To Top