Benefícios

Como recuperar a senha do app Meu INSS e alterar os dados no gov.br

bpc
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Você sabia que é possível recuperar a senha de acesso ao app Meu INSS de forma simples e segura? Com a conta do gov.br, você pode acessar uma variedade de serviços do Governo Federal, incluindo o Meu INSS e a carteira de trabalho digital. Aqui estão algumas dicas úteis para realizar esse processo:

Passo a passo para recuperação da senha do gov.br no Meu INSS:

Acesse a página inicial do Meu INSS e clique no botão “Entrar com gov.br”.

Insira seu CPF e clique em “Avançar” e depois em “Esqueci minha senha”.

Na tela de Recuperação de conta, siga as instruções para confirmar que não é um robô.

Escolha uma das opções disponíveis para gerar a nova senha da sua conta gov.br, como e-mail, telefone, biometria facial ou serviços de internet banking de bancos credenciados.

Como alterar o e-mail ou celular no gov.br:

Acesse o link de suporte “Como podemos ajudar?” no site do gov.br.

Preencha seus dados pessoais, como nome, CPF e e-mail correto.

Escolha o serviço que deseja acessar (por exemplo, Meu INSS) e selecione “Outros”.

Complete o formulário com seus dados e anexe o Documento de Identificação e uma autofotografia segurando o documento original com foto recente.

A Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia analisará os documentos e, se tudo estiver correto, você receberá um comunicado no novo e-mail cadastrado.

Essas etapas são essenciais para manter a segurança e a atualização dos seus dados no gov.br e garantir o acesso aos serviços governamentais de forma eficiente.

Espera por benefícios do INSS pode ser menor

Pode ficar menor no INSS a espera por benefícios Segundo ele, atualmente, a espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou hoje que a meta traçada pela pasta para este ano é a redução do tempo de espera na fila para a obtenção de benefícios do INSS seja reduzido a uma média de 30 dias. Atualmente, o tempo para análise de pedido assistencial ou previdenciário é de 49 dias em média.

— Todos mês há cerca de 900 mil a 1 milhão de pedidos novos. Por isso, o máximo que se pode conseguir é ficar nos 30 dias em média de espera — afirmou o ministro

Mais cedo, ele já havia feito um comentário similiar na abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS:

— Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo — disse o ministro, reafirmando em seguida que a fila do INSS “nunca vai acabar”.

— Quem diz que vai acabar a fila é mentiroso — completou, argumentando que é preciso tempo para examinar com cuidado a documentação.

População com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em pouco mais de uma década

Ao assumir o ministério, em janeiro de 2023, Lupi prometeu zerar as filas do INSS. Em agosto, no entanto, o ministro recuou com a entrada de novos pedidos de benefícios e afirmou que isso “nunca” iria acontecer:

— O meu desafio é que ao mesmo o tempo que você tem que reduzir a fila, que chegou a mais de 1,8 milhão, você tem também o fluxo, diário e mensal de pedidos iniciais. A fila nunca vai zerar, mas o prazo médio de concessão vai ficar nos 45 dias em dezembro, com certeza 

To Top