Benefícios

Motoristas com CNH vencendo entre janeiro e junho têm até o dia 31 para realizar exame toxicológico

detran teste prova pratica cnh motorista
Paula Fróes/Governo da Bahia

Termina no dia 31 deste mês o prazo para condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico e têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre janeiro e junho regularizarem a situação. Por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) notificou os 1.701.310 condutores com CNHs válidas e vencidas – e cujos exames estão expirados há mais de 30 dias.

Veja: Servidores técnicos de 28 universidades federais entram em greve para cobrar valorização salarial

Inclusão: União vai implementar espaços dedicados à amamentação em diversos prédios de ministérios

Não há mais previsão de nova prorrogação dos prazos. Segundo dados da Senatran, 3.329.534 motoristas com CNHs válidas nas categorias C, D e E e vencidas ainda não realizaram o exame toxicológico. O número equivale a 29% do total de 11.471.898 dos condutores. Desses:

1.350.545 condutores estão com o exame vencido e com a última coleta expirada há mais de 90 dias

18.045 nunca fizeram o exame, mas já fizeram coleta, que expirou

1.960.944 condutores nunca fizeram o exame ou a coleta

Motoristas flagrados dirigindo com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas habilitações vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio. A penalidade de multa para as infrações é de natureza gravíssima, no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Escalonamento

Os condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico deverão realizar o procedimento de forma escalonada, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os períodos de regularização levarão em conta o mês da validade da carteira de habilitação:

Validade entre janeiro e junho: até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico

Validade entre julho e dezembro: até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico

– Nossa intenção é chamar a atenção dos motoristas que ainda não fizeram o exame, de modo a extinguir essa demanda o quanto antes – afirmou Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito.

To Top