Benefícios

Programa garante distribuição gratuita de absorventes; veja como ter direito

Farmacia Popular
Foto Reprodução

Em uma iniciativa pioneira, o governo federal brasileiro lança o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, marcando um passo significativo na luta contra a pobreza menstrual no país. A partir de janeiro, mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social têm acesso a absorventes higiênicos gratuitamente, um recurso essencial para garantir a saúde, a dignidade e a continuidade educacional.

O programa destina-se a mulheres entre 10 e 49 anos, reconhecidas como faixa etária fértil, que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. A iniciativa foca especialmente em:

  • Mulheres em extrema vulnerabilidade social, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Estudantes de baixa renda da rede pública de ensino, com renda de até meio salário mínimo;
  • Mulheres em situação de rua.

Por Que Absorventes Gratuitos?

A falta de acesso a absorventes é uma realidade alarmante no Brasil, com impactos profundos na vida de muitas mulheres e meninas, incluindo a evasão escolar. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que uma em cada quatro meninas brasileiras faltam à escola durante seu período menstrual devido à falta de absorventes, afetando aproximadamente 4 milhões de estudantes com privações de higiene no ambiente escolar.

Os interessados podem retirar os absorventes em farmácias participantes do programa Farmácia Popular, seguindo estes passos:

  1. Comparecer a uma farmácia credenciada ao programa;
  2. Apresentar a autorização emitida pelo App Meu SUS digital;
  3. Levar um documento de identificação com foto e CPF.

Este programa não só visa a redução da pobreza menstrual, um fenômeno que afeta a saúde e a dignidade feminina, mas também busca combater o abandono escolar, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais para meninas. Ao assegurar o acesso a absorventes, o governo federal reafirma seu compromisso com a saúde pública, a educação e a equidade de gênero.

To Top