Benefícios

Quem nunca pagou o INSS pode ter acesso a qual pagamento de beneficio?

INSS Previdência
rafastockbr/Shutterstock.com

Quem nunca pagou o INSS pode ter acesso a qual pagamento de beneficio? Mesmo sem ter contribuído para o INSS, existem alternativas para garantir um suporte financeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade. O BPC (Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) oferece um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que se enquadram nos critérios estabelecidos.

O Que é o BPC? O BPC assegura um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que enfrentam limitações de longo prazo que os impeçam de participar plenamente na sociedade.

Como Solicitar o BPC Para solicitar o benefício, é necessário procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para obter informações sobre o processo de requerimento. O pedido pode ser feito nos canais de atendimento do INSS, como telefone, site ou aplicativo Meu INSS, ou pessoalmente nas Agências da Previdência Social.

Regras do BPC O BPC não pode ser acumulado com outros benefícios previdenciários e requer a inscrição no Cadastro Único e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente e de todos os membros da família.

Inscrição no Cadastro Único A inscrição no Cadastro Único é obrigatória e deve ser atualizada a cada dois anos. Famílias já cadastradas devem verificar a atualização para evitar problemas no recebimento do benefício.

Se você se enquadra nos critérios do BPC, não deixe de buscar esse suporte financeiro que pode fazer a diferença em sua qualidade de vida.

To Top