Brasil

Redução de 4% nos assassinatos marca o ano de 2023 no Brasil

Violência Mortes
Foto Reprodução

Em 2023, o Brasil testemunhou uma queda de 4% no número de mortes violentas em comparação com o ano anterior, marcando um avanço significativo na luta contra a violência no país. De acordo com o último levantamento realizado pelo Monitor da Violência, o total de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, e lesões corporais seguidas de morte somou 39,5 mil, frente aos 41,1 mil casos registrados em 2022.

Distribuição Geográfica da Redução

A maioria das unidades federativas brasileiras (21) apresentou uma diminuição no número de assassinatos, contribuindo para a redução nacional. Contudo, cinco estados registraram um aumento, enquanto o Ceará manteve estabilidade. Notavelmente, São Paulo, Pará e Bahia foram responsáveis por mais da metade da redução observada, reforçando o impacto positivo de políticas locais no combate à violência.

O índice de assassinatos por 100 mil habitantes, um parâmetro reconhecido internacionalmente para medir a violência, também apresentou queda, passando de 20,3 em 2022 para 19,4 em 2023. Ainda assim, o Brasil enfrenta o desafio de reduzir ainda mais esses números, considerando que permanece entre os países com maiores taxas de homicídios do mundo.

O Monitor da Violência, uma iniciativa criada em 2017 pelo G1 em colaboração com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), anunciou o término de seu levantamento periódico de assassinatos. A iniciativa teve um papel crucial na ampliação da transparência e precisão dos dados de segurança pública no Brasil. Apesar do encerramento dessa etapa, o Monitor continuará a desenvolver outras iniciativas focadas na segurança pública.

A análise dos dados revela um panorama complexo, com variações significativas entre os estados. Enquanto alguns conseguiram progressos notáveis na redução da violência, outros ainda lutam para reverter tendências de aumento. A diversidade de contextos e desafios regionais enfatiza a necessidade de abordagens customizadas e baseadas em evidências no planejamento das políticas de segurança pública.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, ex-Ministro da Justiça, destacou a importância do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e de operações integradas para o combate eficaz à violência, repudiando medidas demagógicas e destacando a necessidade de políticas públicas baseadas em dados concretos e inteligência policial.

Olhando para o Futuro

A queda registrada em 2023 é um sinal encorajador de que esforços consistentes e políticas informadas podem fazer a diferença na luta contra a violência. À medida que o Brasil avança, permanece a necessidade de manter o compromisso com a segurança pública, buscando sempre estratégias inovadoras e eficientes para proteger suas comunidades.

To Top