Benefícios

Restituição do Imposto de Renda 2024: veja quem pode receber

Receita Impostos
rafapress/Shutterstock.com

À medida que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (IRPF) se aproxima, muitos contribuintes já começam a planejar como será o processo de restituição deste ano. A Receita Federal devolverá aos cidadãos parte do imposto pago, por meio de cinco lotes distribuídos ao longo de cinco meses.

Os primeiros a serem contemplados com a restituição são aqueles que enviaram suas declarações no início do período estipulado, seguidos pelos que precisaram fazer correções ou entregaram no final do prazo. Além disso, grupos prioritários, incluindo idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física, mental, ou moléstia grave, e profissionais da educação que declaram renda majoritariamente vinda do magistério, receberão seus valores antes dos demais.

São elegíveis para receber a restituição do IRPF 2024 os contribuintes que reportaram despesas dedutíveis na sua declaração. Essas despesas, que reduzem o valor total do imposto devido, incluem gastos com saúde, educação, dependentes, e contribuições para a previdência, entre outros.

Calendário de Restituição do IRPF 2024

A Receita Federal já anunciou as datas de pagamento da restituição para este ano. Os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e indicarem o PIX como forma de recebimento terão prioridade. Confira as datas estabelecidas para os pagamentos:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Para aqueles interessados em aumentar o valor da restituição, é crucial atentar-se às despesas que podem ser deduzidas e garantir que todas estejam corretamente declaradas. A precisão nas informações e o conhecimento sobre o que pode ser deduzido são fundamentais para assegurar o máximo retorno possível.

To Top