Benefícios

CNH social gratuita tem Inscrições abertas; veja quem pode conquistar o benefício

CNH Detran carteira de habilitação
RafaPress/Istockphoto.com

CNH social gratuita tem Inscrições abertas; veja quem pode conquistar o benefício O Estado do Mato Grosso inicia hoje, 12 de março, as inscrições para o programa CNH Social, uma iniciativa que promete revolucionar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cidadãos de baixa renda. Com o compromisso de cobrir 100% das taxas envolvidas no processo de obtenção da CNH, o programa se posiciona como um importante passo para garantir o direito à mobilidade e ampliar as oportunidades de emprego aos mato-grossenses.

Custeio Total: O governo do estado arcará com todas as despesas necessárias para a emissão da CNH, eliminando barreiras financeiras para os candidatos elegíveis.

Abrangência Nacional: Enquanto a iniciativa se expande por todo o Brasil, cada estado possui autonomia para definir regras e procedimentos específicos. No Mato Grosso, a expectativa é beneficiar cerca de 10 mil cidadãos em 2024.

Objetivo: Além de facilitar o acesso à habilitação, o programa visa promover a inclusão social e profissional, contribuindo significativamente para a qualificação da mão de obra local.

As inscrições para o programa CNH Social devem ser feitas exclusivamente online, através do site da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc) do Mato Grosso. O processo seletivo é destinado a:

Indivíduos com mais de 18 anos;

Residentes no estado há pelo menos um ano;

Capazes de ler e escrever.

Os selecionados para o programa estarão isentos de taxas como:

Exames de aptidão física e mental;

Avaliação psicológica;

Exames teóricos e práticos de direção veicular, incluindo reexames;

Taxas administrativas, coleta de fotos e confecção da CNH, nas categorias A ou B.

Ao proporcionar o acesso gratuito à CNH, o Mato Grosso não apenas facilita a mobilidade dos seus cidadãos, mas também abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho. O programa CNH Social se estabelece como uma ferramenta de transformação social, possibilitando que mais pessoas alcancem a independência financeira e contribuam para o desenvolvimento econômico do estado.

To Top