Benefícios

Retorno do Bolsa Família tem exigência de vacinação infantil como condição

dinheiro e cartao do bolsa familia
rafapress / Shutterstock.com

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a reintrodução do programa Bolsa Família, destacando novas condições para os beneficiários, entre elas a obrigatoriedade da vacinação infantil. Durante a cerimônia de inauguração de unidades de saúde no Rio de Janeiro, o presidente enfatizou a importância da vacinação, da educação e do acompanhamento pré-natal para a continuidade do recebimento do auxílio.

Segundo Lula, o programa, que foi modificado para Auxílio Brasil na gestão anterior, retomará suas diretrizes originais, exigindo não só a presença das crianças na escola, mas também a comprovação de vacinação para assegurar a saúde dos menores. Além disso, o programa prevê um incremento de R$ 150 para famílias com crianças de até seis anos e reforça a necessidade de acompanhamento médico para gestantes beneficiárias.

A decisão marca uma mudança significativa em relação à gestão de Jair Bolsonaro, que havia removido essas obrigações do programa. Especialistas em saúde pública veem com otimismo a reintegração desses critérios, especialmente a exigência de vacinação, considerando o ritmo ainda lento da imunização infantil no país.

O presidente também aproveitou a ocasião para criticar a condução da pandemia pelo governo anterior e reafirmar seu compromisso com as políticas de saúde pública, incluindo a promoção da vacinação através da campanha do Zé Gotinha. Além disso, anunciou o lançamento da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, visando melhorar o acesso aos serviços de saúde.

Lula reiterou a importância de valorizar a ciência e cuidar da saúde das crianças e das famílias brasileiras, reforçando que a reintegração desses critérios no Bolsa Família é um passo crucial para a proteção e o bem-estar da população.

To Top