Benefícios

Antecipação do 13º salário do INSS: primeira parcela disponível em abril

Salário benefícios saques INSS FGTS
EDSON DE SOUZA NASCIMENTO/Shutterstock.com

Em uma decisão que promete movimentar a economia brasileira, o presidente Lula sancionou o decreto que antecipa o pagamento do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida vai beneficiar mais de 39 milhões de pessoas que dependem de aposentadorias, pensões e auxílios, liberando a primeira parcela do benefício já no final de abril.

Datas Confirmadas para o Pagamento Antecipado

Os beneficiários do INSS devem ficar atentos ao calendário de pagamento, que foi estrategicamente dividido em duas parcelas e organizado conforme o dígito final do número do benefício. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os pagamentos começam em 24 de abril e seguem até 8 de maio, conforme o número final do benefício. Já para quem recebe acima do piso nacional, os pagamentos serão realizados entre 2 e 8 de maio.

Serão elegíveis para o adiantamento do 13º salário do INSS os segurados que recebem:

  • Auxílio por incapacidade temporária (conhecido anteriormente como auxílio-doença);
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade (para aqueles em gozo do benefício).

A antecipação do 13º salário é uma estratégia governamental para injetar recursos na economia, oferecendo um alívio financeiro imediato aos beneficiários do INSS. Esta iniciativa não apenas beneficia os segurados, proporcionando uma folga no orçamento, como também estimula o consumo e apoia a retomada econômica do país.

Para os beneficiários que planejam aproveitar ao máximo a antecipação, especialistas recomendam uma gestão financeira cuidadosa, considerando priorizar dívidas, fazer uma reserva de emergência ou investir em necessidades de longo prazo. A medida representa uma oportunidade valiosa para organizar as finanças pessoais e preparar-se para o futuro.

A antecipação do 13º salário do INSS em 2024 demonstra o compromisso do governo em apoiar os segmentos mais vulneráveis da população, ao mesmo tempo em que fomenta a atividade econômica em um período crucial de recuperação.

To Top