Benefícios

Novo FGTS Digital vira alvo de greve afetando os trabalhadores brasileiros

Celular Saque FGTS
Diego Thomazini/Shutterstock.com

Em um movimento que pegou muitos de surpresa, as equipes responsáveis pela gestão do FGTS Digital e do eSocial entraram em greve, deixando milhões de trabalhadores brasileiros em estado de alerta. A plataforma FGTS Digital, lançada em 1º de março deste ano, encontra-se ameaçada devido à adesão dos auditores fiscais do trabalho à paralisação, que ocorre por tempo indeterminado.

Greve Gera Incerteza

A greve dos auditores fiscais do Trabalho levanta questões importantes sobre a continuidade e eficiência dos serviços oferecidos pelo FGTS Digital. Segundo declarações do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), a greve surge como um protesto contra a falta de regulamentação adequada das condições de trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego.

Os auditores fiscais demandam melhorias no ambiente de trabalho, maior valorização profissional e a implementação de um bônus por eficiência. Essas condições, de acordo com o sindicato, foram concedidas aos auditores da Receita Federal após uma greve de 80 dias. Atualmente, o quadro de auditores fiscais do trabalho conta com aproximadamente 1.900 profissionais, com salários na faixa de R$ 25 mil por mês.

Impactos da Greve

A paralisação afeta diretamente os trabalhadores, com a suspensão de diversos serviços online, incluindo aqueles relacionados ao FGTS Digital, eSocial e Carteira de Trabalho Digital. Entre os serviços impactados, estão:

  • A declaração de informações trabalhistas;
  • Pagamento de seguro-desemprego e abono salarial;
  • Recolhimento do FGTS;
  • Fiscalização do trabalho escravo;
  • Liberação de empréstimos consignados;
  • Inclusão de motoristas de aplicativo como autônomos;
  • Parcelamento de dívidas com o FGTS.

Apesar de existir um projeto de regulamentação para a categoria, o texto ainda não foi assinado nem aprovado, contribuindo para a continuidade da paralisação.

Com o cenário atual, cresce a preocupação entre os trabalhadores sobre os possíveis atrasos e complicações na realização de procedimentos essenciais. A greve dos auditores fiscais do trabalho ressalta a importância de um diálogo efetivo entre o governo e os profissionais, visando uma solução que atenda às necessidades de ambos os lados e minimize os impactos para a população.

To Top