Benefícios

Aplicativo facilita solicitação de cartão de estacionamento para idosos

Idoso Estacionamento Detran Cartão
NavinTar/Shutterstock.com

Aplicativo facilita solicitação de cartão de estacionamento para idosos Em uma iniciativa que promete simplificar a vida dos cidadãos idosos brasileiros, o cartão de estacionamento para idosos, que assegura o acesso a vagas exclusivas, pode agora ser solicitado de forma prática e rápida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A medida visa ampliar o acesso e facilitar o dia a dia dos idosos, proporcionando mais comodidade e segurança para aqueles que precisam desse benefício.

Para ter direito ao cartão de estacionamento, os idosos devem atender a critérios específicos, como ter 60 anos ou mais e possuir uma conta com nível de segurança prata ou ouro no sistema gov.br. Além disso, é essencial que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do solicitante esteja ativa no aplicativo CDT.

A novidade já está disponível em 17 estados do país, incluindo Amazonas, Bahia, Ceará, entre outros, demonstrando um esforço conjunto para tornar esse serviço mais acessível a todos os idosos, independentemente de onde residam.

O procedimento para a solicitação do cartão é intuitivo e pode ser feito integralmente pelo smartphone. Após fazer o login no aplicativo CDT, o usuário deve seguir o caminho indicado pelo menu até a opção de credencial de estacionamento, selecionar a credencial de idoso e, então, proceder com o download do documento digital. Esse cartão digital inclui um QR Code para validação e pode ser impresso ou armazenado no próprio dispositivo móvel para uso quando necessário.

Além de evitar deslocamentos desnecessários e filas em postos de atendimento, a solicitação digital do cartão de estacionamento para idosos é uma medida eco-friendly, reduzindo a necessidade de impressão de documentos físicos e contribuindo para a preservação ambiental.

Importante ressaltar, o uso do cartão de estacionamento para idosos é pessoal e intransferível, devendo ser utilizado exclusivamente pelo titular para garantir o direito às vagas reservadas. Infrações ao uso correto do cartão podem resultar em penalidades conforme estabelecido pela legislação vigente.

To Top