Benefícios

Estratégias para declaração do Imposto de Renda par quem é MEI

Receita Impostos
rafapress/Shutterstock.com

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024, ano-base 2023, foi oficialmente aberto nesta sexta-feira, dia 15. Entre os convocados a prestar contas ao Fisco, estão os Microempreendedores Individuais (MEIs), um grupo que deve atenção especial aos procedimentos de declaração para evitar equívocos e multas. Aqui estão as diretrizes essenciais para os MEIs na hora de declarar seus rendimentos.

Estratégias de Declaração para MEI

Para os MEIs, a jornada do IR começa com a organização de todos os rendimentos anuais, incluindo possíveis ganhos de outras fontes de emprego. Importante ressaltar que parte da renda do MEI é isenta de tributação, uma porcentagem variável conforme a atividade econômica exercida. Por exemplo, para prestadores de serviço, 32% da receita bruta é considerada isenta; no transporte de passageiros, 16%; e no comércio ou indústria, 8%.

Além do IRPF, os MEIs devem submeter a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), até o final de maio. Este documento é imprescindível mesmo para aqueles que não registraram faturamento no ano anterior.

Critérios de Obrigatoriedade

Os MEIs devem enviar a declaração de IRPF se:

  • Receberam rendimentos tributáveis que superam R$ 30.639,90 durante o ano;
  • Obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;
  • Ganharam capital com a venda de bens ou direitos sujeitos à tributação, entre outros critérios.

Calendário de Restituições do IRPF 2024

Para os que declaram dentro do prazo e têm direito à restituição, os pagamentos são organizados em lotes distribuídos ao longo do ano:

  • Primeiro Lote: 31 de maio;
  • Segundo Lote: 28 de junho;
  • Terceiro Lote: 31 de julho;
  • Quarto Lote: 30 de agosto;
  • Quinto e Último Lote: 30 de setembro.

A declaração do Imposto de Renda é um momento crucial para os MEIs, que devem utilizar as informações e ferramentas disponíveis para cumprir suas obrigações fiscais sem percalços. A atenção aos detalhes e o cumprimento dos prazos são essenciais para garantir a conformidade com as normas da Receita Federal e evitar penalidades.

To Top