Benefícios

Nova fase do Minha Casa, Minha Vida beneficia famílias com moradias sustentáveis

imovel apartamento minha casa minha vida
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

O reinício do emblemático programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) marca uma era de esperança para milhares de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. O governo federal oficializou, no dia 1º de fevereiro, a contratação das primeiras unidades habitacionais do programa revitalizado, no residencial Pôr do Sol, localizado em Jaguariúna, São Paulo. A iniciativa pioneira destaca-se não só pela retomada de um projeto essencial à dignidade humana, mas também por sua inovadora abordagem sustentável, prometendo entregar mais de 460 moradias até o momento.

Destinadas primordialmente à faixa 1, para famílias com renda mensal de até R$ 2.640, as novas unidades do MCMV chegam com uma série de aprimoramentos. Entre as melhorias estão a inclusão de duas placas fotovoltaicas por habitação, espaços de convivência coletiva e a certificação Caixa Selo Azul de Sustentabilidade, garantindo não apenas moradia, mas também respeito ao meio ambiente e redução no custo de energia para os futuros residentes.

Com um investimento total de R$ 21,4 milhões, o projeto em Jaguariúna abre caminho para o ambicioso objetivo do programa de contratar 187,5 mil novas moradias em 2024, utilizando recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Além disso, até o final do próximo ano, a previsão é de entregar cerca de 12 mil unidades habitacionais, beneficiando aproximadamente 49 mil pessoas em todo o Brasil.

Este importante passo reafirma o compromisso do governo em promover a dignidade e o bem-estar social, dando a milhões de brasileiros a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. O Minha Casa, Minha Vida, retomado sob a nova gestão, se consolida como o maior programa habitacional do país, com a meta de contratar dois milhões de novas unidades até 2026.

To Top