Brasil

Onda de calor em 5 Estados atinge níveis de grande perigo

verao calor temperatura previsao clima tempo
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” devido à intensificação da onda de calor que assola o Brasil. O fenômeno, que se estende até sábado (16), às 18h, afeta significativamente cinco estados, incluindo parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, interior de São Paulo e um trecho do noroeste do Rio Grande do Sul.

O aviso vermelho é acionado quando um fenômeno meteorológico atinge uma intensidade excepcional, apresentando grande probabilidade de causar danos significativos, inclusive à integridade física e à vida humana. Esta onda de calor, que vem se tornando mais comum nos últimos anos devido às mudanças climáticas, está concentrada principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, elevando as temperaturas em até 5 graus acima do normal.

Cidades como São Paulo estão sob alerta, podendo registrar temperaturas que igualariam ou até mesmo superariam os recordes históricos para o mês de março. Em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e no Rio de Janeiro, as máximas podem chegar aos 38ºC neste sábado.

O Inmet também emitiu outros dois alertas para o país: um de perigo potencial e outro de perigo. A persistência desse padrão climático tem preocupado os especialistas, que preveem a continuidade do calor intenso até a próxima semana, atingindo seu ápice no sábado (16).

Diante desse cenário, medidas de precaução são essenciais. A exposição prolongada ao calor pode causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto geral. Recomenda-se manter-se hidratado, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.

O Inmet alerta para a importância de cuidados básicos para preservar a saúde durante esse período de calor extremo.

To Top