Benefícios

Saiba como bloquear ou desbloquear empréstimos consignados em benefícios do INSS

Entenda o que muda com o novo salário mínimo, a partir de 1º de maio
José Cruz/Agência Brasil

Para proteger aposentados e pensionistas do INSS de empréstimos consignados fraudulentos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece a opção de bloqueio desse tipo de transação. A medida visa evitar golpes e garantir a segurança financeira dos beneficiários. Veja como proceder:

Passo a passo para bloquear ou desbloquear:

  1. Acesse o portal Meu INSS ou o aplicativo (disponível para sistemas Android ou iOS).
  2. Faça login utilizando seu CPF e senha da conta Gov.br.
  3. No campo de pesquisa da página inicial, digite “Empréstimo”.
  4. Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
  5. Leia atentamente as instruções e prossiga.
  6. Confirme a solicitação de bloqueio ou desbloqueio.

O INSS recomenda que os beneficiários mantenham seus benefícios sempre bloqueados, a fim de evitar possíveis tentativas de fraude.

Atenção para novos benefícios:

Quando um benefício é concedido, o INSS automaticamente o bloqueia por 90 dias como medida preventiva contra assédio de instituições financeiras. Após esse período, o desbloqueio para operações de crédito só é permitido mediante solicitação do beneficiário.

Cuidados antes de contratar:

Antes de realizar um empréstimo consignado, é fundamental pesquisar as taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras credenciadas. Essas informações podem ser consultadas na página inicial do Meu INSS, sem a necessidade de login. Além disso, é essencial ler minuciosamente o contrato, que deve conter todas as informações da operação.

Denúncias e queixas:

Caso ocorram transações de crédito consignado irregulares, as queixas podem ser registradas na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pelo Portal do Consumidor (consumidor.gov.br). Também é possível apresentar denúncias aos Procons e às Defensorias Públicas.

Com essas orientações, os beneficiários do INSS podem proteger suas finanças e evitar possíveis problemas decorrentes de empréstimos consignados não autorizados.

To Top