Benefícios

Saiba o que pode ser deduzido na sua declaração do Imposto de Renda

Imposto de Renda: Receita paga hoje novo lote da restituição. Recebeu? Veja como melhor usar o dinheiro
Alison Nunes Calazans/Shutterstock.com

A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 está em andamento, e é crucial que os contribuintes estejam cientes das mudanças implementadas pela Receita Federal, bem como das despesas que podem ser deduzidas para otimizar a restituição ou diminuir o montante devido. As atualizações deste ano visam simplificar a declaração e enfatizam a necessidade de transparência e exatidão nas informações fornecidas.

Quem Deve Declarar em 2024?

São obrigados a declarar o IRPF neste ano aqueles com rendimentos tributáveis superiores a R$ 30.639,90 em 2023, assim como os que acumularam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, em montante acima de R$ 200 mil. Além disso, há critérios específicos que demandam a declaração, como ganhos de capital, atividade rural, posse de bens de alto valor, entre outros.

Despesas Dedutíveis: Como Minimizar seu Imposto

As deduções permitidas englobam várias categorias, possibilitando aos contribuintes reduzir legalmente o valor do imposto devido. São elas:

  • Despesas Médicas: Incluindo consultas, procedimentos, internações e planos de saúde.
  • Educação: Despesas com educação formal, como escola, cursos técnicos, graduação e pós-graduação.
  • Previdência Privada e INSS: Contribuições feitas a planos de previdência e ao INSS.
  • Pensão Alimentícia: Valores pagos como pensão alimentícia por determinação judicial.
  • Dependentes: Gastos com alimentação, moradia, educação dos dependentes.
  • Doações: Contribuições para entidades beneficentes e projetos culturais e educativos.
  • Empregados Domésticos: Salários e encargos de trabalhadores domésticos contratados.

Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar suas declarações à Receita Federal. A entrega pode ser feita por meio do programa gerador da declaração disponível no site da Receita, pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” ou diretamente no portal e-CAC. É fundamental que todas as despesas dedutíveis sejam corretamente informadas e que os documentos comprobatórios sejam organizados e guardados para eventual verificação.

Manter-se atualizado sobre as normas do IRPF e conhecer as despesas dedutíveis são etapas fundamentais para garantir uma declaração sem erros e aproveitar todas as vantagens fiscais disponíveis. Com planejamento e atenção aos detalhes, os contribuintes podem assegurar o melhor resultado possível em sua declaração de imposto de renda.

To Top