Benefícios

Ter nome sujo pode atrapalhar no recebimento do Bolsa Família?

dinheiro e cartao do bolsa familia
rafapress / Shutterstock.com

A preocupação sobre se quem está com o nome sujo pode ou não receber o Bolsa Família tem gerado muitas dúvidas. Infelizmente, várias notícias falsas estão circulando, deixando os beneficiários apreensivos quanto à possibilidade de suspensão dos pagamentos ou até mesmo de exclusão do programa. Aqui estão os principais pontos para esclarecer essa questão.

Recentemente, surgiu nas redes sociais a informação de que a inadimplência resultaria no cancelamento do CPF, afetando diretamente os beneficiários do Bolsa Família. É fundamental compreender que a negativação do CPF não acarreta automaticamente no cancelamento do benefício, uma vez que não existem regras nesse sentido.

Entretanto, é importante que o responsável familiar esteja atento às comunicações enviadas pelo aplicativo do programa, aos extratos de pagamentos e ao aplicativo Caixa Tem. Alguns alertas podem ser enviados para famílias específicas, solicitando a atualização dos dados cadastrais, por exemplo.

Como Manter o Recebimento do Bolsa Família

Para continuar recebendo regularmente os pagamentos do programa, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Atualizar o Cadastro Único a cada dois anos, no máximo.
  2. Garantir que a renda familiar esteja de acordo com as regras do programa, ou seja, a família não pode receber mais de 1/4 do salário mínimo mensal por pessoa (atualmente, R$ 353).
  3. Cumprir as regras de permanência, que incluem a frequência escolar mínima, a apresentação do cartão de vacinação atualizado e o acompanhamento nutricional e gestacional.

Por que o Bolsa Família Pode não ser Recebido?

Se houve interrupção nos pagamentos do Bolsa Família, pode ter ocorrido suspensão, corte ou veto do benefício. Entenda as diferenças:

  • Suspensão: Geralmente ocorre para permitir uma nova avaliação da situação do beneficiário, podendo ser devido a mudanças nas condições da família que precisam ser verificadas.
  • Corte: Mesmo com o corte, ainda há a possibilidade de recuperar as parcelas, desde que o beneficiário regularize sua situação.
  • Veto: O benefício é definitivamente perdido, e não há mais oportunidade de reativação.

Durante o período de suspensão ou corte, o representante familiar tem até 30 dias para apresentar os documentos necessários para regularizar a situação cadastral em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Se a decisão final for favorável, os pagamentos retroativos são realizados normalmente.

To Top