Benefícios

Auxílio-Doença: como o Atestmed revoluciona o processo para novas liberações no INSS

Seguro Desemprego INSS FGTS PIS
rafapress/Shutterstock.com

Desde o início de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem observado uma redução significativa no tempo de espera pela concessão do auxílio por incapacidade temporária, popularmente conhecido como auxílio-doença. Esta melhoria no atendimento se deve, em grande parte, à implementação do sistema Atestmed, que tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de solicitação do benefício.

Com o Atestmed, o prazo médio de concessão do auxílio-doença caiu para 26 dias em dezembro, uma melhoria significativa em relação aos 28 dias registrados em novembro. Ao longo do ano, foram concedidos mais de 627 mil benefícios por incapacidade temporária utilizando essa nova metodologia, com dezembro marcando o pico de concessões.

O presidente do INSS, Alexandre Stefanutto, destacou a importância do Atestmed para tornar o processo mais eficiente. Este sistema permite a análise documental em substituição à avaliação médico-pericial, focando os recursos humanos em casos de alta complexidade e, ao mesmo tempo, beneficiando os segurados com uma espera menor pela análise de seus pedidos.

Como Solicitar o Auxílio-Doença pelo Atestmed

Os interessados em solicitar o auxílio-doença podem fazê-lo diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS, desde que atendam a requisitos específicos como contribuições previdenciárias, qualidade de segurado e cumprimento de uma carência mínima. É necessário, ainda, apresentar um atestado médico que justifique o afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

Requisitos e Procedimentos

Para que o processo de solicitação seja bem-sucedido, os atestados médicos devem ser emitidos por profissionais devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM) e devem conter informações detalhadas sobre a condição do paciente. O INSS estabelece um prazo máximo de 180 dias para o benefício concedido via Atestmed.

O Futuro do Auxílio-Doença com o Atestmed

Esta nova forma de solicitar o auxílio-doença representa um avanço significativo na prestação de serviços pelo INSS, trazendo benefícios tanto para os segurados quanto para a administração do sistema. A expectativa é que a agilidade e eficiência trazidas pelo Atestmed continuem a melhorar o atendimento aos cidadãos, reduzindo os prazos de espera e simplificando os procedimentos.

To Top