Benefícios

Governo destaca habitação como forma de impulsionar a economia

minha casa minha vida fgts futuro
© Ricardo Stuckert/PR

O governo federal anunciou que a habitação será um dos principais motores para impulsionar a economia brasileira ao longo de 2024. Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) compartilharam essa perspectiva após a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (18). O encontro, que contou com a presença de 37 titulares das pastas federais, destacou a importância do setor habitacional para o crescimento econômico.

Rui Costa enfatizou que o aumento significativo na demanda por habitação tem impulsionado a economia, ressaltando o retorno da “confiança das famílias” para assumir grandes compromissos financeiros. Esta foi a terceira reunião ministerial do ano e teve como objetivo avaliar as ações realizadas em 2023 e definir os planos para 2024, considerado como o ano da “colheita” para o governo.

Durante a reunião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilhou sua análise econômica, reforçando a importância da habitação como um dos fatores impulsionadores. Lula instruiu os ministros a concentrarem seus esforços na conclusão dos projetos existentes, ao invés de lançarem novos programas ou ações, visando fortalecer o portfólio de realizações do governo.

Sobre a desaprovação crescente ao governo, Costa e Pimenta argumentaram que tais oscilações são normais e que as melhorias na qualidade de vida da população serão percebidas à medida que as políticas públicas forem implementadas. Eles citaram o exemplo do novo programa habitacional, onde os benefícios serão evidentes com a criação de empregos e a movimentação da economia.

A reunião ministerial também abordou a preocupação com o aumento nos preços dos alimentos e as estratégias para melhorar a imagem do governo diante desse desafio. O presidente planeja reunir-se com representantes do agronegócio para discutir soluções, incluindo mudanças no Plano Safra e medidas para estabilizar os preços dos alimentos.

Com foco na entrega de compromissos assumidos em 2023, o governo busca impulsionar o desenvolvimento em todas as regiões do país, com destaque para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Apesar dos desafios, a expectativa é de que as políticas implementadas gerem resultados positivos ao longo do ano.

To Top