Benefícios

Novas regras da Prova de Vida para os segurados do INSS

INSS Beneficio
rafapress/Shutterstock.com

A Prova de Vida, um requisito essencial para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), passou por uma transformação significativa, visando facilitar o processo e garantir a continuidade dos benefícios previdenciários. Desde o último ano, a responsabilidade pela comprovação da vida dos segurados passou a ser do próprio INSS, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos aos bancos ou unidades do INSS, uma mudança que vem ao encontro das necessidades especialmente dos idosos.

Essa atualização nos critérios surge como um alívio para muitos, principalmente considerando que a falta de comprovação anteriormente poderia resultar na suspensão dos pagamentos. Com a nova abordagem, a Previdência Social busca informações ativas dos beneficiários por meio de registros em plataformas do governo federal, cruzando dados e atividades cotidianas para validar a vida do segurado.

Quem Deve Realizar a Prova de Vida?

A comprovação agora é uma prerrogativa para todos os aposentados e pensionistas, aplicando-se automaticamente a quem recebe benefícios vitalícios, como aposentadorias por idade ou tempo de contribuição, e pensões por morte. O sistema está atento aos beneficiários de aposentadoria por invalidez e aqueles acima dos 60 anos ou com 15 anos de recebimento contínuo do benefício, garantindo que a prova de vida seja feita eficazmente.

Como a Prova de Vida é Realizada?

Com a digitalização dos processos, várias atividades cotidianas registradas em sistemas públicos podem servir como comprovação de vida. Isso inclui o uso do aplicativo Meu INSS, contratação de empréstimos consignados via biometria, atendimentos presenciais, atendimento no sistema de saúde, vacinação, atualizações cadastrais no CadÚnico, entre outros.

Procedimentos Facilitados para a Comprovação de Vida

Para aqueles que preferem assegurar a prova de vida de forma autônoma, o aplicativo Gov.br emerge como uma ferramenta valiosa. Esse método é prático, envolvendo reconhecimento facial por meio da CNH ou dados cadastrados no TSE, garantindo assim a continuidade do benefício sem interrupções.

Esse avanço tecnológico representa um passo significativo em direção à inclusão digital e à autonomia dos idosos, simplificando processos e garantindo a segurança nos pagamentos dos benefícios previdenciários. Com o objetivo de combater fraudes e assegurar que os pagamentos cheguem a quem de fato tem direito, o INSS adapta-se à era digital, promovendo um sistema mais eficiente e menos burocrático.

To Top