Benefícios

Renovação da CNH de forma simplificada pela internet

CNH digital Detran
rafapress/Shutterstock.com

Renovação da CNH de forma simplificada pela internet Durante as festividades de virada de ano, é comum nos concentrarmos em simpatias para o sucesso, prosperidade e saúde, mas há algo que merece nossa atenção especial: proteger nossa carteira. Em meio aos abraços e celebrações, é fácil perder documentos importantes como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se você se viu nessa situação e precisa de uma segunda via, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está aqui para ajudar, especialmente considerando que muitos motoristas utilizam a CNH como documento de identificação.

De acordo com dados do Detran-SP, em 2022, de janeiro a novembro, houve 171.497 solicitações de segunda via da CNH. Já em 2023, esse número diminuiu para 149.951, representando uma redução de 12,5%. As razões para solicitar uma segunda via variam de roubo e furto a perda ou mesmo quando o documento atual está em mau estado de conservação. Além disso, há uma opção digital disponível para aqueles que ainda não aderiram, através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Para solicitar a segunda via da CNH, você pode fazê-lo através do site do Detran-SP ou presencialmente, mediante agendamento. Pelo site, após o login, basta acessar o serviço “Emitir a 2ª via da CNH”, onde você poderá conferir e inserir informações sobre a categoria da sua CNH. Após o pagamento da taxa de R$ 127,69, que inclui o envio pelos correios, o documento digital estará disponível em até um dia útil e a CNH física será entregue em até 14 dias. Se sua CNH está prestes a vencer, é mais vantajoso solicitar a renovação do que uma segunda via.

Passo-a-passo para emissão da segunda via da CNH:

  1. Fazer a solicitação no site do Detran-SP, com login e senha, ou presencialmente, mediante agendamento em uma unidade do Poupatempo;
  2. Realizar o pagamento da taxa de emissão da segunda via;
  3. Em até um dia útil, o acesso ao documento digital estará disponível;
  4. Em até 14 dias, o documento físico será entregue via correios.

Para mais informações e para solicitar a segunda via da CNH, acesse: www.detran.sp.gov.br/solicitacao2viaCNH.

Sobre o Detran-SP:

O Detran-SP está empenhado em prevenir acidentes e salvar vidas, trabalhando para organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. Comprometido com a excelência no atendimento aos cidadãos, o órgão busca valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, o Detran-SP está implementando a transformação digital gradualmente para facilitar o acesso aos serviços públicos, com cerca de 93% dos atendimentos realizados de forma digital nas unidades integradas ao Poupatempo.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Detran-SP é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

To Top