Brasil

SP vai decretar estado de emergência por causa da epidemia de dengue

dengue mosquito
© shammiknr/Pixabay

Em um movimento drástico para combater a crescente epidemia de dengue, a cidade de São Paulo entrou em estado de emergência nesta segunda-feira, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. A decisão vem em resposta ao alarmante índice de 414 casos da doença por 100 mil habitantes, ultrapassando o limiar epidêmico de 300 casos.

O município enfrenta uma situação crítica, com o número de óbitos resultantes da dengue saltando para 11, evidenciando a gravidade da situação. Com o objetivo de reforçar as medidas de combate e prevenção, as AMAS (Assistências Médicas Ambulatoriais) na capital operarão em horário estendido, até às 22h, a partir de 18 de março.

Este cenário preocupante não se limita à capital paulista; o estado de São Paulo já registra 78 mortes por dengue, com mais de 234 mil casos confirmados. A declaração de estado de emergência permite que a administração local solicite recursos adicionais e intensifique suas estratégias de combate à disseminação do vírus da dengue.

Entendendo o Estado de Emergência

O estado de emergência é declarado em situações de crise significativa, como epidemias, pandemias ou desastres naturais, possibilitando que governos locais e estaduais mobilizem recursos extras e implementem medidas extraordinárias para enfrentar a situação. Nesse contexto, a Prefeitura de São Paulo já articula um plano operacional para mitigar os impactos da epidemia, esperando também contar com o apoio do governo federal para fortalecer as ações em andamento.

A situação demanda a atenção e cooperação de todos os cidadãos para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor e adotar medidas preventivas, visando reduzir a incidência de casos e evitar mais perdas.

To Top