Benefícios

Imposto de Renda: veja como o aposentado consegue o extrato pelo INSS

INSS Previdencia
rafastockbr/Shutterstock.com

Imposto de Renda: veja como o aposentado consegue o extrato pelo INSS Com o início do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024, muitos aposentados e pensionistas do INSS buscam saber como obter o informe de rendimentos necessário para a prestação de contas junto à Receita Federal. Aqui está um guia simples para ajudar nesse processo.

Quem Deve Declarar o Imposto de Renda 2024?

O governo ampliou o limite de renda anual para a obrigatoriedade de declaração, que agora é de R$ 30.639,90. Isso inclui não apenas salários, mas também aposentadorias e pensões do INSS ou de órgãos públicos.

Como Consultar o Informe de Rendimentos do INSS?

O informe de rendimentos, que detalha os ganhos do contribuinte ao longo de 2023, pode ser acessado de forma simples e rápida. Basta seguir estas instruções:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br/.
  2. Clique em “Entrar com Gov.br”.
  3. Insira seu CPF para fazer login ou cadastre uma senha, caso ainda não tenha.
  4. Encontre a aba “Outros Serviços”.
  5. Em seguida, clique em “Ver Mais”.
  6. Selecione o ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”.
  7. Escolha o ano-calendário 2023.
  8. Selecione o extrato desejado.
  9. Por fim, salve o documento em formato PDF.

Novidades do Imposto de Renda de 2024

Este ano, algumas mudanças merecem destaque, como o aumento do limite de isenção, a exigência do CPF dos beneficiários de pensão alimentícia e a identificação de criptoativos.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, não deixe de providenciar seu informe de rendimentos o quanto antes para evitar contratempos na hora de fazer sua declaração de Imposto de Renda.

To Top