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Encerramento de MEI: passo a passo para dar baixa no CNPJ

Simples nacional mei microempreendedor
Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

O Microempreendedor Individual (MEI) que está considerando encerrar suas atividades tem algumas obrigações a cumprir, incluindo o cancelamento do CNPJ da empresa.

O governo federal denomina esse procedimento como “baixa do CNPJ”. Todo o processo é realizado de forma gratuita através do Portal do Empreendedor.

Confira abaixo o passo a passo

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Escolha a opção “já sou MEI”;
  3. Clique em “baixa da empresa” e, em seguida, em “solicitar baixa”;
  4. Faça login pelo portal gov.br (a conta deve ter o nível prata ou ouro);
  5. Preencha os dados solicitados;
  6. Selecione a declaração de baixa;
  7. Finalize o procedimento.

Ao concluir o processo, o MEI deve emitir e armazenar o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) de baixa do CNPJ. Ele estará disponível imediatamente após a confirmação do cancelamento do MEI.

Segundo informações do governo federal, essa ação resulta na baixa das inscrições nas administrações tributárias estadual e municipal, além do cancelamento das licenças, alvarás e outras inscrições concedidas.

É importante destacar que o cancelamento do CNPJ de um MEI é irrevogável. Não será possível abrir uma nova empresa com o mesmo número ou reverter o pedido. No entanto, isso não impede que o empreendedor, no futuro, se cadastre novamente como MEI ou em outra categoria.

Procedimentos Após o Cancelamento do CNPJ

Após cancelar o CNPJ, é crucial pagar todos os boletos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) que ainda estejam em aberto, desde o mês de abertura até o mês de baixa do CNPJ.

O DAS é uma guia mensal que o microempreendedor individual deve pagar para garantir benefícios previdenciários e manter-se em dia com os impostos.

Os débitos devem ser quitados para evitar a inclusão do nome do empreendedor na Dívida Ativa da União. Veja como:

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional;
  2. Informe o número completo do CNPJ;
  3. Gere o boleto para eventuais débitos em aberto;
  4. Realize o pagamento.

Além disso, é obrigatório enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) referente ao período do ano em que o CNPJ estava ativo.

A DASN é um documento que deve ser entregue anualmente pelos MEIs para informar o faturamento da empresa. No caso do empreendedor que encerrou o registro, é necessário preencher um formato especial dessa declaração, de extinção.

Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional;
  2. Informe o número completo do CNPJ;
  3. Selecione o ano;
  4. Preencha a receita;
  5. Revise o formulário;
  6. Finalize.

Os prazos para isso variam de acordo com a data da baixa do CNPJ:

  • Se a baixa do MEI ocorrer entre janeiro e 30 de abril, a declaração de extinção deve ser entregue até 30 de junho;
  • Se a baixa ocorrer entre 1º de maio e 31 de dezembro, a declaração de extinção deve ser entregue até o último dia do mês seguinte ao da baixa.

Por fim, é fundamental encerrar a conta bancária em nome da empresa, caso exista.

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