Benefícios

CadÚnico vai cancelar o Bolsa Família ou bloquear?

Bolsa Família Saques
Cassiano Correia/Shutterstock.com

CadÚnico vai cancelar o Bolsa Família ou bloquear? O Governo Federal anunciou planos de intensificar a fiscalização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), afetando diretamente os beneficiários do Bolsa Família. A medida, executada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), visa garantir a correta distribuição dos recursos, focando na análise da renda familiar, composição doméstica e outros critérios essenciais para a participação nos programas.

Mães solteiras, grupo prioritário no Bolsa Família, encontram-se em posição vulnerável perante o novo pente-fino. Para evitar a suspensão dos benefícios, é crucial manter os dados cadastrais atualizados, garantir a frequência escolar dos dependentes, o acompanhamento nutricional de crianças menores de 7 anos e a vacinação em dia, além de observar o limite de renda familiar per capita.

Os beneficiários deverão ficar atentos às notificações de bloqueio, que podem ser enviadas via SMS, aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família, e-mail ou através do extrato bancário. Em caso de bloqueio, os interessados terão um prazo de 60 dias para regularizar a situação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo, apresentando a documentação necessária para manter o acesso ao programa.

Esta ação do governo é parte de uma estratégia mais ampla para assegurar que o apoio financeiro alcance aqueles que realmente precisam, promovendo justiça social e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Como as mães solteiras podem fugir do pente-fino no CadÚnico?
As mães solteiras são prioridade no recebimento do Bolsa Família, e podem usar essa justificativa para se manter no programa. Ainda assim, correm o risco de cair no pente-fino do CadÚnico e ter o seu benefício bloqueado, caso não estejam atentas as regras. 

Para manter o pagamento corretamente é necessário:

Estar com os dados do CadÚnico sempre atualizados;
Manter a frequência escolar das crianças e jovens que são sua responsabilidade;
Fazer o acompanhamento nutricional das crianças de até 7 anos uma vez por semestre;
Manter a caderneta de vacinação das crianças sempre em dia;
Respeitar o limite de renda por pessoa da família. 

To Top