Benefícios

Oportunidade de recálculo em aposentadoria do INSS através da Revisão da Vida Toda

Previdencia social seguro inss aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A espera pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a revisão da vida toda continua a gerar expectativas entre os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que poderia ajustar os valores das aposentadorias incluindo contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994, tem o potencial de beneficiar milhões de brasileiros.

Entenda a Revisão da Vida Toda

A revisão da vida toda é uma demanda judicial que busca recalibrar o cálculo da aposentadoria considerando todas as contribuições previdenciárias do trabalhador, inclusive aquelas feitas antes de julho de 1994. Essa mudança tem como base a lei 9.876, de 1999, que alterou o método de cálculo da média salarial, impactando os valores dos benefícios.

Para ser elegível à revisão da vida toda, o aposentado deve:

  • Ter iniciado sua contribuição ao INSS antes de julho de 1994;
  • Ter realizado contribuições mais altas antes dessa data, com valores reduzidos posteriormente;
  • Ter se aposentado antes da última reforma da Previdência, em novembro de 2019, e de acordo com as regras da lei de 1999.

Os interessados na revisão da vida toda devem:

  1. Conferir se atendem aos critérios de elegibilidade;
  2. Analisar se o benefício foi calculado sob as diretrizes da lei mencionada;
  3. Organizar documentações que comprovem as contribuições previdenciárias antes de julho de 1994;
  4. Manter-se atualizado sobre o julgamento do STF e aguardar a decisão final para proceder com a revisão.

Até o momento, a votação no STF está 4 a 3 a favor da revisão da vida toda, com propostas de início de recálculo variando entre novembro de 2019 e dezembro de 2022, dependendo do ministro. O julgamento, contudo, tem enfrentado adiamentos, mantendo os aposentados em expectativa pela decisão final.

A solicitação da revisão da vida toda exige ação judicial. Portanto, recomenda-se a contratação de um advogado especializado em direito previdenciário, capaz de avaliar individualmente cada caso e determinar a viabilidade e os procedimentos necessários para a revisão.

Esse cenário jurídico reflete a complexidade das políticas previdenciárias e a importância da justiça em assegurar direitos aos cidadãos. A decisão do STF será determinante para milhões de aposentados que buscam reconhecimento de suas contribuições ao longo da vida laboral.

Prazos no INSS para revisar benefícios

Prazos no INSS para revisar benefícios Se você está em processo de receber benefícios do INSS, ou se conhece alguém esse artigo é para você.

Diariamente o INSS recebe inuméras quantidades de solicitações e pedidos de benefício, para ser avaliado de modo que atenda toda essa demanda, o INSS tem prazo para retorno afinal, quem solicitou precisa realmente desse benefício.

Mas existem solicitações que realmente são de má fé. Diariamente pessoas solicitam benefíco nos quais não precisam ou não se enquadra naquela categoria.

Por esse e por muitos outros motivos antes de solicitar algum tipo de benefío ao INSS, certifique-se que realmente é aquele que você se encaixa.

Se por exemplo você solicitar uma categoria erroneamente que não se enquadra a sua necessidade será descartada pelo INSS.

Para quem é usuário sabe como é complicado a aceitação do benefício, eles costumam ser muito criteriosos com cada solcitação.

Após a solicitação o INSS tem o prazo de trinta (30) dias para retornar ao solicitante, por isso olhe diariamente o aplicativo ou site oficial MEU INSS que todas essas atualizações são vistas por lá.

Se o pedido for negado, uma nova solicitação deverá ser feita e terá o novo prazo de mais trinta dias para o retono.

Por isso, sempre é válido analisar seu caso e fazer uma analise para identificar qual é o seu perfil que você se encaixa.

Lembrando que o prazo é de trinta dias, mas podem ser respondidas rapidamente.

To Top