X

MEC anuncia fim do prazo para renegociação de dívidas do Fies pelo programa Desenrola

rafapress/Shutterstock.com

O Ministério da Educação (MEC) acaba de comunicar que o programa Desenrola Fies, voltado para a renegociação de dívidas dos estudantes vinculados ao Fundo de Financiamento Estudantil, está com seu prazo final marcado para o dia 30 de maio deste ano. Esta iniciativa é uma chance valiosa para estudantes que buscam aliviar suas obrigações financeiras, com a possibilidade de obter até 99% de desconto nas renegociações de seus contratos de financiamento estudantil.

A adesão ao programa já resultou em negociações que ultrapassam os R$ 10 bilhões em dívidas, refletindo o sucesso e a importância desta oportunidade para a comunidade estudantil. Deste total, aproximadamente R$ 426,908 milhões retornaram aos cofres públicos apenas como entrada das negociações, evidenciando um progresso considerável na regularização financeira de muitos estudantes e, por extensão, na sustentabilidade do próprio sistema de financiamento educacional.

Condições de Elegibilidade e Vantagens

O programa é acessível a estudantes que assinaram contratos até o ano de 2017 e que possuem dívidas vencidas até junho de 2023. Para iniciar o processo de renegociação ou simulação, os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, com a possibilidade de realizar todo o procedimento de forma virtual através dos aplicativos bancários.

Relacionadas

Opções de Renegociação Disponíveis

  • Para débitos vencidos até 30/6/2023: Os estudantes podem optar pelo pagamento à vista, com desconto de 100% nos encargos e 12% sobre o valor pendente, ou pelo parcelamento em até 150 vezes, mantendo as condições originais do contrato.
  • Para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica (inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021): Oferece-se desconto de até 92% para quitação em até 15 parcelas.
  • Para contratos em atraso superior a 5 anos e para estudantes que se enquadram nas condições de vulnerabilidade citadas: O desconto pode chegar a 99% para pagamento em até 15 parcelas.
  • Para contratos em atraso há mais de 360 dias, mas que não se encaixam nos critérios anteriores: Há a possibilidade de desconto de 77% para pagamento em até 15 parcelas.
  • Para estudantes com contratos em dia: É oferecido um desconto de 12% para o pagamento integral do saldo devedor à vista.

Essa janela de negociação representa uma oportunidade imperdível para estudantes que desejam resolver suas pendências financeiras relacionadas ao Fies e prosseguir com seus estudos e projetos de vida sem o peso da dívida. O MEC incentiva os interessados a não deixarem passar essa chance antes do término do prazo estabelecido.