Benefícios

INSS: atestados médicos falsos podem ser identificados pelo inteligência artificial

bpc
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Em uma iniciativa inovadora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou o lançamento de um sistema avançado baseado em inteligência artificial (IA) destinado a aprimorar a detecção de fraudes nos processos de solicitação de benefícios por incapacidade temporária. Este projeto, que está atualmente em fase de testes, representa um marco significativo nos esforços para garantir a integridade dos benefícios previdenciários.

Desenvolvido pela Dataprev, a empresa responsável por tecnologia da informação do governo federal, o novo sistema tem como alvo os atestados médicos submetidos eletronicamente por meio do Atestmed. O foco inicial está nos pedidos de auxílio por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. A ideia é que a IA analise os documentos para verificar sua autenticidade, cruzando informações disponíveis em bases de dados como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, expressou otimismo quanto à eficácia da ferramenta, prevendo que os primeiros resultados sejam observáveis em um intervalo de 20 a 30 dias. Ele destacou a capacidade da IA de identificar incongruências em padrões de grafia e em informações sobre os profissionais de saúde responsáveis pelos atestados.

Os procedimentos para solicitação dos benefícios permanecerão inalterados. Os segurados devem proceder com seus pedidos através do aplicativo ou site Meu INSS, onde o atestado médico pode ser anexado diretamente. A nova abordagem, no entanto, promete um processo de verificação muito mais rigoroso, capaz de identificar detalhes como nome e assinatura do médico, número do CRM, especialidade, autenticidade do local de trabalho mencionado no documento, além de rastrear o endereço IP de origem do envio.

A necessidade de um sistema tão avançado decorre do aumento de tentativas de fraude identificadas pelo INSS. Em casos recentes investigados pela Polícia Federal, foram encontrados atestados com discrepâncias flagrantes, incluindo diferenças nas grafias e uso indevido de dados de profissionais de saúde.

Este movimento em direção à digitalização e ao uso de tecnologia de ponta não é novidade para o INSS, que desde 2008 vem incorporando soluções tecnológicas para otimizar a análise de direitos à aposentadoria. Com a implementação dessa nova ferramenta de IA, o INSS reafirma seu compromisso em combater fraudes e melhorar a eficiência dos serviços previdenciários para os cidadãos brasileiros.

To Top