Benefícios

Tudo o que você precisa saber sobre a restituição do Imposto de Renda 2024

Receita vai liberar consulta ao 5º lote do Imposto de Renda na próxima sexta-feira
SERGIO V S RANGEL/Shutterstock.com

Com o início do período de declaração do Imposto de Renda de 2024, muitos contribuintes se perguntam sobre a possibilidade de receber parte do valor pago ao longo do ano anterior. A restituição do Imposto de Renda é um processo que beneficia aqueles que, após a declaração, têm direito a receber valores pagos a mais. Este artigo detalha o que é restituição, quem tem direito a ela, como o valor é calculado e a forma de recebimento.

O Que É Restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é a devolução, pela Receita Federal, de valores pagos a mais pelo contribuinte durante o ano. Se, após preencher a declaração, for identificado que o imposto devido é menor do que o que foi pago, o valor excedente é restituído ao contribuinte. A restituição é efetuada diretamente na conta bancária informada na declaração.

Cálculo da Restituição

O cálculo do valor a ser restituído depende da modalidade de declaração escolhida, podendo ser simplificada ou completa. Na declaração completa, o valor da restituição é influenciado pelas despesas dedutíveis informadas, enquanto na simplificada, aplica-se um desconto padrão de 20% sobre a renda tributável. A tabela de alíquotas do IR e as deduções aplicáveis são determinantes no cálculo final.

Recebimento da Restituição

Se você tem direito à restituição, esta informação é exibida já no ato da declaração. A Receita Federal permite ao contribuinte indicar uma conta bancária ou uma chave Pix (CPF) para o recebimento. A restituição é paga conforme um calendário estabelecido, que prioriza, entre outros, contribuintes idosos e aqueles que entregaram a declaração mais cedo.

Calendário de Pagamento da Restituição em 2024

O Governo Federal anunciou que os pagamentos da restituição do Imposto de Renda de 2024 serão realizados em lotes, distribuídos ao longo do ano. Os primeiros lotes são destinados a idosos, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que enviaram a declaração nos primeiros dias do prazo. Os demais seguem a ordem de entrega das declarações.

  • Primeiro lote: 31 de maio de 2024
  • Segundo ao quinto lote: entre julho e setembro de 2024
  • Lotes residuais: de outubro de 2024 a fevereiro de 2025

Quem Tem Direito à Restituição?

Basicamente, têm direito à restituição aqueles cujo imposto pago ao longo do ano-calendário anterior excede o valor do imposto devido, conforme sua declaração de ajuste anual. Isso inclui contribuintes que tiveram despesas dedutíveis significativas ou que tiveram retenção na fonte maior que o imposto calculado.

Conclusão

A restituição do Imposto de Renda é uma excelente oportunidade para os contribuintes recuperarem valores pagos a mais ao fisco. O processo é simples, e a Receita Federal oferece ferramentas que facilitam tanto a declaração quanto a consulta sobre a restituição. Ficar atento ao calendário de pagamento e fornecer corretamente as informações bancárias são passos cruciais para receber o valor devido sem complicações.

To Top