Benefícios

Saiba como realizar a declaração de Investimentos no Imposto de Renda 2024

Último lote de restituição do Imposto de Renda terá correção de 4,22%
Marcello Casal JrAgência Brasil

À medida que o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 se aproxima, investidores de todo o país se deparam com a complexa tarefa de reportar seus investimentos ao Fisco. Dada a diversidade de produtos financeiros disponíveis no mercado, cada qual com suas próprias regras de declaração, o processo pode parecer um verdadeiro labirinto burocrático. Porém, com orientações corretas e um pouco de organização, é possível simplificar essa tarefa e evitar dores de cabeça futuras.

Como Declarar Renda Fixa e Fundos de Investimento

Para começar, investimentos em renda fixa, como poupança, títulos do Tesouro Direto e CDBs (Certificados de Depósito Bancário), exigem que o contribuinte obtenha o informe de rendimentos fornecido pelas instituições financeiras onde esses produtos estão custodiados. O mesmo procedimento é válido para fundos de investimento, onde o informe detalha o saldo e os rendimentos auferidos durante o ano-base.

Declaração de Ativos em Bolsa de Valores

A declaração se torna um pouco mais complexa para os ativos negociados em bolsa de valores, como ações e fundos de investimento imobiliário (FIIs). Nesse caso, o investidor deve compilar todas as notas de corretagem mensais e reportar à Receita Federal os ganhos de capital, além de possíveis prejuízos que podem ser compensados em operações futuras.

Evitando a Malha Fina com Planejamento

Felipe Coelho, sócio da consultoria EY e especialista em educação financeira, ressalta a importância de uma preparação cuidadosa para não cair na malha fina. Em seu podcast “Educação Financeira”, Coelho destaca que um dos principais erros dos contribuintes é a omissão ou declaração incorreta dos rendimentos e saldos de investimentos.

A dica é reunir todos os informes de rendimentos e declarações mensais com antecedência, verificando a exatidão dos valores a serem declarados. Além disso, é essencial estar atento às atualizações nas regras da Receita Federal, que podem variar a cada ano, impactando a forma como os investimentos devem ser reportados.

To Top