Últimas Notícias

Declaração de Investimentos no IR da Receita Federal

receita federal imposto de renda
Marcello Casal JrAgência Brasil

À medida que o calendário avança para o prazo final da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, investidores por todo o Brasil se debruçam sobre a tarefa de declarar seus investimentos. Com um leque amplo de opções de investimento no mercado, cada uma com suas regras específicas para declaração, o processo pode inicialmente parecer um desafio. No entanto, seguindo diretrizes claras e com organização, é possível facilitar significativamente esta obrigação.

Passo a Passo para Declaração de Renda Fixa e Fundos

Primeiramente, para investimentos em renda fixa como a poupança, títulos do Tesouro Direto e CDBs, bem como para fundos de investimento, o contribuinte deve solicitar à instituição financeira o informe de rendimentos. Este documento é crucial, pois detalha tanto o saldo investido quanto os rendimentos obtidos ao longo do ano.

Como Reportar Ativos de Bolsa de Valores

Já para ativos negociados na bolsa de valores, como ações e Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), a declaração exige uma atenção extra. É necessário compilar as notas de corretagem de cada mês para declarar tanto os lucros quanto os prejuízos, que podem ser compensados em transações futuras, conforme as diretrizes da Receita Federal.

Estratégias para Evitar Problemas com a Receita

Felipe Coelho, sócio da EY e especialista em educação financeira, enfatiza a necessidade de um preparo minucioso para evitar erros que possam levar à malha fina. Segundo ele, muitos contribuintes falham ao omitir ou declarar incorretamente seus rendimentos e saldos, aumentando o risco de complicações com o Fisco.

Coelho sugere a organização antecipada dos informes de rendimentos e documentos relacionados, além da atenção às mudanças nas normas da Receita, que podem influenciar a maneira como os investimentos são reportados. Dessa forma, investidores podem cumprir suas obrigações fiscais de maneira eficaz, garantindo tranquilidade durante o período de declaração.

To Top