Benefícios

Descontos para aquisição de veículos por PCDs e Idosos; entenda como funciona

Idoso CNH mixvale
Criação www.mixvale.com.br

Uma política inclusiva ganha força no Brasil até 2026, marcando um avanço significativo na acessibilidade e na independência de pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. A legislação brasileira, especialmente por meio da Lei 8.989/95, promove a isenção de tributos na compra de carros novos, abrindo portas para uma mobilidade urbana mais ampla e uma qualidade de vida elevada para esses grupos.

Detalhes do Benefício Fiscal

Até o fim de dezembro de 2026, os elegíveis podem usufruir de isenções no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), facilitando a aquisição de veículos novos. Esse apoio visa a diminuição de barreiras, promovendo maior autonomia a pessoas com condições específicas que demandam atenção especial.

Elegibilidade para Descontos

A lei contempla uma gama variada de beneficiários, incluindo indivíduos com incapacidades severas, seja física, mental, visual ou autismo severo, entre outros. A diversidade nas condições de saúde abrangidas demonstra o objetivo de inclusão e a garantia de direitos a uma mobilidade digna e adequada.

Procedimento para Solicitação de Isenção

Para se beneficiar das isenções, é necessário iniciar o processo com a comprovação da condição de saúde por meio de um laudo médico detalhado. A compra deve ser realizada em concessionárias autorizadas, seguindo as diretrizes de preço e elegibilidade estipuladas pela legislação.

Orientações Importantes

Antes de proceder com a solicitação, é vital verificar a elegibilidade conforme os critérios estabelecidos, obter documentação médica que comprove a condição de saúde, e escolher um veículo que atenda aos limites de preço para a isenção. O processo deve ser feito com atenção aos prazos, uma vez que os benefícios estão assegurados até o final de 2026.

Impacto Positivo

A lei de isenção fiscal para a compra de veículos por PCDs e idosos simboliza um passo importante na direção da igualdade de acesso e na melhoria da qualidade de vida desses cidadãos. Trata-se de uma medida que valoriza a autonomia e a liberdade de movimento, essenciais para o bem-estar e a inclusão social no Brasil.

To Top