Esportes

Racismo frequente contra Vinicius Jr intensifica tensões entre Espanha e Brasil

Racismo frequente contra Vinicius Jr intensifica tensões entre Espanha e Brasil

Na emocionante estreia sob o comando de Dorival Júnior, a seleção brasileira, após derrotar a Inglaterra por 1 a 0, prepara-se para um confronto altamente antecipado contra a Espanha nesta terça-feira (26). Este jogo, marcado por ser um duelo entre duas potências do futebol mundial em fase de reconstrução, transcende a rivalidade em campo, destacando-se também pela sua importância na luta contra o racismo no esporte.

O embate, que ocorrerá no renomado Santiago Bernabéu, em Madri, integra iniciativas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Espanhola de Futebol visando combater o racismo, uma causa ganhando destaque após os repetidos incidentes racistas direcionados a Vinicius Junior, estrela brasileira no Real Madrid desde 2018. O jogador tem enfrentado uma série de ataques discriminatórios, incluindo comentários racistas na mídia, insultos nas arquibancadas, e até uma chocante representação de violência contra sua imagem.

Vinicius Junior expressou sua dor e desapontamento com a situação em uma coletiva de imprensa, emocionando-se ao discutir o impacto do racismo em sua experiência na Espanha. Ele mencionou uma crescente desmotivação para jogar devido à falta de medidas punitivas adequadas contra tais atos na Espanha.

Um incidente recente envolvendo Vinicius Junior ocorreu fora das quatro linhas, com a torcida do Atlético de Madrid entoando cantos racistas contra o jogador, evidenciando a preocupação com possíveis manifestações racistas durante o jogo contra a Espanha, apesar de ser na casa de seu clube, o Real Madrid.

Dorival Júnior, treinador da seleção brasileira, expressou confiança de que tais incidentes não se repetirão, mas ressaltou a necessidade de ações decisivas contra o racismo por parte da Federação Espanhola de Futebol.

Em campo, o Brasil chega confiante após uma sólida atuação contra a Inglaterra, refletindo um time renovado e organizado. A seleção brasileira espera manter o ímpeto, apesar das adversidades enfrentadas fora do campo. Dorival Júnior manteve em aberto as possibilidades de escalação para o jogo contra a Espanha, destacando a presença de Lucas Paquetá no meio-campo e confirmando a ausência de Endrick como titular.

Do outro lado, a Espanha busca recuperação após uma derrota para a Colômbia, contando com o retorno de Rodri, peça-chave do Manchester City, para fortalecer o time. O amistoso serve como preparação para ambos os times, com a Espanha de olho na Eurocopa e o Brasil buscando consolidar sua equipe sob a nova gestão técnica.

To Top