Benefícios

Casa própria através do FGTS Futuro: Caixa mostra como será o financiamento

saque do pis pasep fgts caixa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Casa própria através do FGTS Futuro: Caixa mostra como será o financiamento A esperança de adquirir a casa própria acaba de receber um novo impulso com a introdução do FGTS Futuro, um mecanismo inovador aprovado pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa iniciativa pioneira promete democratizar o acesso ao financiamento habitacional, especialmente para as famílias brasileiras de menor renda, ao permitir a utilização dos futuros depósitos do FGTS na quitação de financiamentos imobiliários.

FGTS Futuro: O Que É e Como Funciona

O FGTS Futuro é uma modalidade que capacita os trabalhadores a destinarem os depósitos futuros de suas contas vinculadas ao FGTS diretamente para o pagamento de financiamentos habitacionais. Diferente do tradicional saque do saldo acumulado, essa nova opção permite o uso antecipado dos valores que serão depositados pelo empregador, representando uma alternativa valiosa para a liquidação ou amortização de dívidas habitacionais.

Critérios e Beneficiários

Focado nas famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640,00, o FGTS Futuro alinha-se com as diretrizes da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida. Estima-se que cerca de 43 mil lares brasileiros serão beneficiados anualmente, significando um marco no esforço nacional de garantir moradia digna para a população de baixa renda.

Funcionamento na Prática

Este novo modelo opera de maneira similar a um empréstimo consignado, onde os depósitos mensais do FGTS são automaticamente direcionados ao financiamento habitacional. O trabalhador tem total liberdade para decidir sobre a adesão ao programa, possibilitando uma gestão mais flexível de seu fundo de garantia.

Vantagens e Considerações

Além de potencializar a capacidade de financiamento, o FGTS Futuro oferece a possibilidade de redução do saldo devedor de forma mais acelerada. No entanto, é crucial que os interessados avaliem cuidadosamente os riscos, como o bloqueio dos depósitos futuros do FGTS em caso de desemprego.

Implementação e Previsões

Aprovado, o FGTS Futuro ainda aguarda a definição de normas operacionais pela Caixa Econômica Federal. A expectativa é que as diretrizes sejam estabelecidas em breve, marcando o início de uma nova era no financiamento habitacional no Brasil.

O FGTS Futuro surge como uma luz de esperança para muitas famílias brasileiras, oferecendo um caminho viável para a conquista da casa própria. Contudo, é imprescindível que os trabalhadores se informem sobre todos os aspectos do programa e procedam com cautela, considerando os potenciais riscos envolvidos.

Veja outra modalidade no FGTS pela Caixa

CALENDÁRIO DE SAQUE-ANIVERSÁRIO EM 2024

  • Nascidos em janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março
  • Nascidos em fevereiro: saques de 1º de fevereiro e 30 de abril
  • Nascidos em março: saques de 1º de março a 31 de maio
  • Nascidos em abril: saques de 1º de abril a 28 de junho
  • Nascidos em maio: saques de 2 de maio a 31 de julho
  • Nascidos em junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto
  • Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro
  • Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro
  • Nascidos em setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro
  • Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro
  • Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
  • Nascidos em dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025

COMO FUNCIONA A MODALIDADE

O saque-aniversário foi criado para ser mais uma oportunidade de resgate das contas do FGTS. Por essa modalidade, o trabalhador pode fazer uma retirada por ano de parte do valor das contas do Fundo de Garantia de acordo com o mês em que nasceu, mas perde direito à retirada do saldo total de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Portanto, tem direito apenas à multa rescisória de 40% do valor do FGTS.

O saque-aniversário só é liberado para o trabalhador que comunica à Caixa que quer receber os valores anualmente. Do contrário, ele só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, entre elas compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa – veja aqui todas as situações

A formalização do pedido, porém precisa ser feita até o último dia do mês de aniversário. Caso contrário, o trabalhador terá direito a parcela anual do saque-aniversário somente no ano seguinte.

A Caixa lembra, porém, que o saque-aniversário é opcional. “Quem não fizer a opção, permanecerá na sistemática do saque-rescisão”, explica. Mas caso o trabalhador não saque esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

Quem opta pelo saque aniversário, continua tendo direito à retirada o saldo do FGTS para a casa própria, em caso de doenças graves, de aposentadoria e de falecimento do titular e para as demais hipóteses previstas em lei para o saque.

To Top