Política

Lula critica impedimento de candidata da oposição nas eleições venezuelanas

presidente lula
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua preocupação com a situação eleitoral na Venezuela, considerando “grave” o impedimento da candidata da oposição, Corina Yoris, de registrar sua candidatura para as próximas eleições presidenciais. O caso ocorreu durante um evento com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, que visitava o Brasil.

Corina Yoris, que surgiu como alternativa após a inabilitação judicial da candidata inicial, María Corina Machado, enfrentou obstáculos técnicos e burocráticos que a impossibilitaram de formalizar sua candidatura a tempo. Lula, que tem histórico de aliança política com o atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expressou surpresa e insatisfação com a situação.

O presidente brasileiro enfatizou a importância do processo democrático na Venezuela, argumentando que o país necessita reassumir sua posição no cenário internacional de forma normalizada. Ele também relatou ter dialogado com Maduro sobre a essencialidade da participação democrática ampla nas eleições venezuelanas, agendadas para 28 de julho.

Macron, por sua vez, ecoou o posicionamento de Lula, comprometendo-se a dialogar com Maduro na busca por soluções que permitam a participação dos candidatos barrados. O episódio destaca a preocupação internacional com a integridade do processo eleitoral venezuelano, marcado por acusações de perseguição política e questionamentos sobre sua legitimidade.

A comunidade internacional, incluindo o Brasil e a França, permanece atenta aos desdobramentos na Venezuela, esperando que todas as vozes possam ser ouvidas nas urnas, para que as eleições reflitam verdadeiramente a vontade do povo venezuelano.

To Top