Confira detalhes da Atualização em 2018 de tempo de contribuição junto ao INSS
Benefícios

Confira detalhes da Atualização em 2018 de tempo de contribuição junto ao INSS

3b61a0ee 45d1 4a1b be78 badbadd9ca87 1

A atualização de tempo de contribuição pode ser realizada na ocasião do atendimento ao requerimento de um benefício, dispensando agendamento específico para esse fim.

A atualização de tempo de contribuição é o serviço que possibilita ao cidadão solicitar ao INSS o acerto de recolhimentos feitos por meio de carnê e guia; o acerto dos vínculos ou remunerações com informações divergentes das constantes em carteira de trabalho; ou o reconhecimento de filiação para fins de recolhimentos retroativos.

A falta de atualização prévia de tempo de contribuição não interfere no seu direito ao benefício.

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS, o trabalhador deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF.

Preencha o Requerimento de Atualização e apresente no momento do atendimento, juntamente com documentos que comprovem os seus períodos trabalhados, como carteira profissional, carnês de contribuição e outros comprovantes de pagamento ao INSS.

Outros documentos também poderão ser apresentados:

  • Documentos para comprovação de tempo de contribuição
  • Documentos para reconhecimento de filiação

 

Veja também

Histórico de pagamento de benefício

O Histórico de Pagamento é um documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores e a data de pagamento do benefício.

Pela internet, é possível emitir o último extrato disponível. Para períodos anteriores, procure uma agência do INSS.

Este e outros serviços do INSS estão disponíveis no site meu.inss.gov.br. Acesse o link e cadastre sua senha sem sair de casa.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Os bancos também disponibilizam este serviço nos caixas eletrônicos, bastando utilizar o cartão e a senha que você já utiliza para receber o seu benefício.

Primeiro acesso

Entre no site meu.inss.gov.br (acesse Histórico de Créditos).

Clique em Login. Caso ainda não possua senha, faça seu cadastro.

Tudo é realizado online: serão feitas algumas perguntas trabalhistas e previdenciárias. No primeiro acesso, será gerado um Código de Acesso que deve ser substituído por uma senha pessoal.

To Top