Últimas Notícias

Ministério da Fazenda e Cade firmam acordo de cooperação em advocacia da concorrência

e0bcd092 85d6 43ad 8008 aa12df6322e6

Os secretários de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência (Seprac), João Manoel Pinho de Mello, e de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel), Alexandre Manoel, do Ministério da Fazenda e o presidente do Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade), Alexandre Barreto, assinaram nesta quarta-feira (25) acordo de cooperação técnica em advocacia da concorrência.

O acordo – resultado das discussões em Grupo de Trabalho formado por representantes dos órgãos – prevê a criação do Comitê de Cooperação em Advocacia da Concorrência (C-CAC), que será responsável por identificar os temas mais relevantes a serem pautados nessa agenda, incluindo a elaboração de estudos em matéria concorrencial e atuação junto ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.

Para o secretário da Seprac, o acordo vai formalizar a boa cooperação já existente entre os órgãos. “Há amplo espaço para cooperação estreita e formal na complementaridade das tarefas de defesa e advocacia da concorrência, como na área de combate a cartéis, por exemplo”, afirmou Pinho de Mello.

Os integrantes do C-CAC trocarão informações com o objetivo de formatar relatório que apresente os entendimentos dos diferentes órgãos e ofereça uma posição conjunta na sugestão de políticas públicas relacionadas à advocacia da concorrência.

“Esse procedimento torna mais transparente e institucionalizado o debate sobre a advocacia da concorrência. Com a assinatura do acordo, ganhamos uma ferramenta adicional para difundir a cultura concorrencial pela sociedade brasileira’, avaliou o presidente do Cade.

To Top