Últimas Notícias

Edison Garcia toma posse como presidente do INSS

adadf 230x136

O procurador federal, Edison Garcia, tomou posse como presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), (5), em cerimônia realizada na sede da autarquia. Garcia destacou que dará continuidade às ações no sentido de melhor atender aos cidadãos. Ele acrescentou que entre as prioridades do Instituto estão a revisão sistemática dos benefícios, o INSS Digital e o Meu INSS.

Além do Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, estiveram presentes dirigentes de outros órgãos governamentais e entidades representativas de servidores. Durante seu discurso, o ministro ressaltou os desafios para o aprimoramento da gestão do Instituto. E enfatizou a necessidade da escolha do “caminho da pacificação, harmonização e trabalho para o bom andamento dos projetos da Casa e melhoria do atendimento aos cidadãos”

Segundo Garcia, o objetivo de sua gestão é aprofundar e aprimorar os mecanismos de atendimento ao público. “Precisamos dar seguimento aos bons projetos que vinham em andamento no sentido de atender bem o cidadão brasileiro nas nossas agências e pelos canais remoto de atendimento, como o telefone 135 e o Meu INSS”, disse.

O aprimoramento dos processos de gestão interna da autarquia também será prioridade na gestão de Garcia, com a instalação de uma comissão de ética e um comitê de governança. “Queremos aprofundar o aprimoramento na gestão do órgão e nos processos para que tenhamos mais eficiência e bons resultados para o atendimento ao cidadão”, ressaltou.

Desde a implantação do chamado pente-fino do INSS, a economia aos cofres públicos chegou a mais de R$ 8,2 bilhões com a revisão de benefícios pagos de forma indevida. Até o fim de 2018, a previsão é de que a economia chegue a cerca de R$ 20 bilhões.

Trajetória

Garcia é formado em direito na Universidade Uniceub em Brasilia (1983) e pós-graduado com LLM no IBMEC SP em Direito Societário (2007).

Foi presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais em São Paulo (AMEC). Integrou o Conselho de Auto-Regulação de Mercado de Capitais da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID). Foi também professor de Pós-Graduação na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Atuou ainda como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal. E foi Procurador Federal e Superintendente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Ministério da Fazenda.

Além disso, integrou o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional por dois mandatos – 2000 a 2004. Na gestão do governador Dante de Oliveira/PSDB (1995-1998), Garcia foi titular da Secretaria de Planejamento e Coordenador Geral do Governo do Estado de Mato Grosso.

To Top