O presidente do INSS, Edison Garcia, assinou hoje (13) o sétimo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do INSS Digital no Estado de São Paulo. O acordo foi assinado com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP), que se torna parceira do INSS no novo modelo de atendimento. A OAB/SP foi representada pelo presidente da seccional, Marcos da Costa. Pelo acordo, os advogados da Seção São Paulo da OAB poderão dar entrada em serviços e benefícios sem precisar ir às agências do INSS. Marcos da Costa elogiou o novo modelo de atendimento do INSS e comemorou o acordo, que, segundo ele, “oferece mais agilidade ao processo, dá segurança ao assistido. além de mais tranquilidade ao próprio profissional”.

“Essa parceria com a OAB de São Paulo é extremamente importante para que o advogado que atua no estado possa se utilizar dessa nova ferramenta e, junto com o INSS, fazer com que os cidadãos tenham o seus direitos reconhecidos de forma mais rápida, célere e com muita qualidade técnica”, declarou Edison Garcia. O presidente do INSS destacou o fato de que os advogados previdenciários apresentam “processos bem preparados, bem documentados e bem instruídos”.

Também participaram da reunião o superintendente da Regional Sudeste I, José Carlos Oliveira, o substituto da SRI, Edson Yamada, a chefe da Divisão de Gestão de Atendimento, Luciana Marchi, a chefe do Serviço de Gerenciamento da Rede de Atendimento, Ana Paula Pompermaier, a chefe da APS São Paulo-Centro Digital, Magali Araújo, a chefe substituta da Divisão de Gestão de Benefícios, Mônica Mayumi Gondo, e a procuradora federal do INSS/SP, Lilian Castro de Souza.

ACT – Com os Acordos de Cooperação Técnica, as empresas, associações e sindicatos parceiros do INSS serão atendidos por polos de análise no Estado de São Paulo. Depois de firmada a parceria, a entidade passará a enviar por meio digital a documentação digitalizada de seus empregados, filiados ou associados. Para isso, os documentos deverão receber autenticação, que será realizada por um advogado da entidade, e, depois, encaminhados por meio do sistema Gerenciador de Tarefas (GET). A análise do processo vai continuar a ser feita pelos servidores do INSS, nos sistemas internos.

Em São Paulo, outras entidades, como o Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (SP), o Sindicato dos Administradores do Estado de São Paulo, a Federação das Indústrias do Estado de SP (Fiesp), o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação no Estado de São Paulo (Sindpd-SP) e o Sindicato dos Empregados e Trabalhadores em Empresa de Conservação e Assistência Técnica de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos do Estado de São Paulo (Sind Assistência Técnica-SP) também já firmaram acordo com a SRI.

Outros pilares do projeto – O INSS Digital é um projeto de modernização que consiste na implantação de um novo fluxo de atendimento, para aumentar a capacidade do Instituto de reconhecer direitos. Além dos acordos de cooperação técnica, o projeto abrange a ampliação dos serviços disponíveis pelos canais remotos, como ocorreu com a criação, no ano passado, de site próprio do INSS (inss.gov.br). Nas agências da Previdência Social, o processo eletrônico também está sendo adotado, acabando com o uso do papel e da burocracia. Assim, as unidades vão continuar a atender o público presencialmente, mas sem o trânsito de processos em papel.

INSS e OAB/SP assinam acordo para ampliar atendimento digital
To Top