Benefícios

Conheça seus direitos antes de comprar peças de mostruário

Vítima das promoções da quarentena: Saiba como evitar

Muitas vezes, peças de mostruário podem ser sua última chance, ou uma boa oportunidade, de adquirir um produto desejado por um preço menor.

Porém, ao comprar esse tipo de produto, que fica exposto nas lojas e pode apresentar defeitos aparentes, o consumidor não perde o seu direito – mesmo que haja desconto. Confira as dicas do Procon-SP sobre o tema:

– É indispensável que o consumidor solicite ao fornecedor que descreva possíveis problemas, como pequenas avarias, por exemplo;

– Mesmo que haja uma cláusula informando que o consumidor adquiriu o produto “no estado em que se encontra”, o direito legal à garantia é o mesmo, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, se ocorrer algum problema que impossibilite o uso do produto, o consumidor poderá exigir o reparo ou a troca;

– O fornecedor é responsável por reparar o vício de qualquer produto, exceto aqueles informados de maneira clara no momento da aquisição. O fato de o produto ter sido comprado em promoção, ou de mostruário, não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ou recusar sua troca.

Em caso de problemas com compras de produtos de mostruário, o consumidor pode procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

Bons sonhos: saiba o que comer para ter um sono tranquilo

Muita gente não sabe, mas os hábitos alimentares noturnos podem interferir na qualidade do sono. Quem costuma comer alimentos muito pesados à noite acaba tendo mais dificuldade para dormir do que quem faz uma refeição mais leve.

Para a nutricionista Karin Klack, alguns alimentos que parecem leves, na realidade não são. “É o caso de bebidas que contém cafeína, como o café, mate, chá preto e chá verde, usado muitas vezes para quem quer emagrecer por ser um termogênico”, alerta.

De acordo com a nutricionista, um copo de leite morno pode ajudar para uma noite tranquila. “Quando temos falta de cálcio no organismo, o risco de insônia é muito maior”, explica.

Outros alimentos recomendados para comer à noite antes de cair no sono são o iogurte com um pouco de aveia ou granola, pão integral com uma fatia de queijo branco, frutas pouco gordurosas, além dos sucos naturais e os chás de camomila, erva-doce ou erva cidreira.

A dona de casa Denise Barbosa conta que há alguns meses começou a ter problemas para dormir. Por conta disso, mudou a alimentação e sempre escolhe algum tipo de erva para fazer um chá. “Geralmente eu bebo algo como camomila e erva cidreira. Faço isso uns 30 minutos antes de deitar. Isso me ajuda a relaxar e pegar no nosso mais rápido”, afirma.

To Top