Benefícios

Governo realiza maior campanha de testagem de HIV

Governo de SP realiza maior campanha de testagem de HIV do Brasil

Governo realiza maior campanha de testagem de HIV. Edição 2019 da campanha Fique Sabendo pretende realizar 400 mil testes de HIV em todo o Estado

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a maior ação de testagem de HIV do país, com um recorde histórico: 99,2% dos municípios de SP aderiram à campanha Fique Sabendo, que começa neste domingo (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A mobilização anual ocorre por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, em parceria com 640 prefeituras, e está em sua 12ª edição.

Por todo o Estado, deverão ocorrer cerca de 400 mil exames, em sua grande maioria realizados pelo método rápido, com resultado no mesmo dia. Serão 176 mil testes rápidos de HIV e 168 mil de sífilis, com oferta também de exames convencionais (36 mil de HIV e 28 mil de sífilis), conforme aponta a coordenadora da Organização da “Fique Sabendo”, Karina Wolffenbuttel.

O período oficial da campanha será deste domingo (1º) a sábado (7). Mas cada município poderá avaliar seu contexto local e estender a ação pelo tempo que considerar adequado. A programação completa da mobilização pode ser consultada em www.saude.sp.gov.br.

A Fique Sabendo visa levar os testes a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. Por isso, há também ações extramuros de testagem, que ampliam o acesso ao serviço em locais fora das unidades de saúde, serão realizadas 57,5% dos municípios com programação em dias úteis e finais de semana; “273 municípios abrirão as unidades de saúde nos fins de semana nesta campanha”, segundo Márcia Santos, que integra a equipe de organização.

“Trata-se de uma adesão recorde. A adesão foi crescendo ao longo desses 12 anos e, agora, chegou a 99,2% dos municípios”, diz o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves. “Este resultado é fruto do compromisso do Estado de São Paulo na luta contra a Aids e na busca da ampliação do diagnóstico precoce do HIV e da sífilis”, declara o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A Aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas doenças é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão, visando o controle desses dois importantes problemas de saúde pública.

Fique Sabendo

Neste ano, a campanha pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes de HIV e sífilis principalmente entre jovens. O objetivo é estimular a população de SP a realizar os testes, sobretudo quem tem vida sexual ativa, nunca fez o exame e pertence aos grupos mais atingidos por essas doenças.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

“A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto às populações mais vulneráveis a estas infecções”, destaca a coordenadora adjunta do Programa Estadual IST/Aids-SP, Maria Clara Gianna.

“Promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de aids em nosso estado”, complementa Gianna.

O Programa Estadual de IST/Aids recomendou às prefeituras a ampliação do uso dos testes rápidos de HIV e sífilis. Especialmente no caso do HIV, devido ao sucesso e aceitação desta modalidade, foi sugerida a intensificação do uso de testes feitos com amostras de fluido oral, favorecendo a abordagem de pessoas vulneráveis resistentes à coleta de sangue. Além disso, a orientação é que a testagem seja levada a populações mais expostas e a locais onde o acesso ao teste por demanda espontânea da população ainda é restrito.

O mês de dezembro é dedicado a atividades de enfrentamento do HIV/Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), desde a publicação da Lei Federal 13.504/2017.

O post Governo de SP realiza maior campanha de testagem de HIV do Brasil apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top