Prova de Vida por 120 dias do INSS está parada
Benefícios

Prova de Vida por 120 dias do INSS está parada

Cartão do Cidadão saque de dinheiro

Prova de Vida por 120 dias do INSS está parada. Aposentados e pensionista do INSS já estão liberados da obrigação de fazer a chamada Prova de Vida por 120 dias. A medida adotada pelo INSS abrange os beneficiários que precisariam realizar o procedimento entre março e junho deste ano. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O objetivo dessa medida é diminuir o número de atendimento, tanto nas agências bancárias como do INSS, e prevenir o avanço do Coronavírus.

No caso de benefícios bloqueados pelo INSS com data anterior a março, será necessária a realização dos procedimentos de Prova de Vida para desbloqueio das parcelas.

Saque até 31 de março do FGTS durante o coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)

Outras informações podem ser verificadas na Central 135 – Atendimento do INSS.

Prova de Vida – A prova de vida é uma exigência do INSS, regulamentada pelas Resoluções INSS nº 141, de 02/03/2011, e  nº 677, de 21 de março de 2019. O objetivo desse procedimento é dar mais segurança ao cidadão, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos. A consequência para quem não faz o procedimento de Prova de Vida é o bloqueio do seu benefício até que realize a comprovação de que está vivo.

Os beneficiários que não podem comparecer às agências bancárias por motivos de doença, dificuldades de locomoção ou idosos acima de 80 anos podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS ou agendar pelo 135 para que um representante do INSS compareça à sua residência para realização do procedimento.

Limites de saques e transferências é ampliado pela Caixa(Abre numa nova aba do navegador)

A indicação da necessidade de realização da prova de vida é feita por meio de mensagens nos terminais de Autoatendimento, Lotéricos, Caixa Aqui, Internet Banking Caixa e no momento em que fazem transações por meio do sistema das agências bancárias.

O saque utilizando a biometria e o saque sem cartão no guichê de caixa nas agências bancárias também são considerados prova de vida, tendo em vista que há necessidade do comparecimento presencial do beneficiário e sua identificação por meio do cadastro biométrico e identificação documental.

INSS tem 60 dias para responder as solicitações(Abre numa nova aba do navegador)

To Top