Duas práticas para fazer seu negócio sobressair em tempos de pandemia
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Duas práticas para fazer seu negócio sobressair em tempos de pandemia

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O mundo virtual é uma via expressa de informação. Mesmo assim, algumas medidas de divulgação permitem ao empreendedor chamar a atenção de novos clientes e criar oportunidades.

A internet reúne cada vez mais as interações humanas normalmente, especialmente desde que os celulares se tornaram ferramentas versáteis e “inteligentes” (como os “smartphones”). Mas com o confinamento de nações inteiras, segundo orientação de autoridades de governo de todo o mundo, a coisa atingiu um nível ridículo.

Chegou ao ponto de o comissário da União Europeia para o mercado interno e serviços do bloco orientar as plataformas de streaming reduzam a qualidade das transmissões. O motivo: não criar um colapso na rede de internet do bloco europeu, devido ao uso conjunto de dados em volumes sem precedentes.

Ou seja, o consumo de dados digitais tem sido tão voraz que a estrutura da internet está bambeando. Potencialmente, nunca houve tanta gente com as atenções voltadas para uma rede em que qualquer um pode anunciar seus serviços e fechar novos negócios. A grande questão é: como chamar a atenção?

Minha empresa dava um filme

Os vídeos de internet entraram para o consumo de massa pelo menos desde 2006, com a chegada do YouTube ao mundo. Desde então, a quantidade de espectadores tem crescido, a ponto de o Oscar já ter dado o braço a torcer, premiando produções de plataformas de transmissão de vídeo domésticas, como o Netflix. É cedo para começar a velar as redes de cinema, mas uma mudança radical nessa indústria está em curso.

Sendo assim, muita gente já tem descoberto as vantagens de divulgar seus serviços em vídeo. Isso pode ser feito não apenas no YouTube, mas, de maneira mais breve, no Instagram, no TikTok e em outros lugares virtuais.

Muitas empresas contam com estrutura profissional de comunicação digital. Outras, conseguem se adaptar e se comunicar com a clientela fazendo uso de pouco investimento. A possibilidade é real, já que qualquer celular hoje filma, uma câmera de boa qualidade não custa tanto quanto antes e a hospedagem do vídeo pode ser gratuita no YouTube. Mas antes de começar a filmar, é importante baixar aplicativo para fazer vídeos com fotos e músicas.                

Ferramentas como o editor de vídeos Wondershare Filmora podem ajudar empresas de qualquer porte a produzir vídeos sem necessidade de mão de obra especializada. A grande vantagem em relação a outros programas é que Filmora reúne muitas opções e efeitos de edição sem complicar o modo de trabalhar. É tudo muito intuitivo e o usuário do programa pode chegar a bons resultados depois de passar uma tarde conhecendo suas funções.

Saltando por cima da concorrência

Empresas pequenas e empresários autônomos têm grande dificuldade em crescer de maneira orgânica e leal em começo de negócios. Para esses profissionais, mesmo um momento de afluência em massa para a internet pode ser complicado para obter vitrine virtual em redes sociais ou por meio de vídeo.

Por isso, pode ser uma boa ideia investir algum dinheiro em anúncios digitais para ganhar destaque em relação a concorrentes mais bem-estabelecidos.

Hoje, o Google é a maior empresa de publicidade do mundo. No Brasil, a empresa detém 95% do mercado de buscas virtuais e 80 milhões de buscas diárias – sendo que 60% dos consumidores não passa sequer para a segunda página de resultados.

Portanto, comprar um anúncio no Google pode colocar o seu negócio no topo da primeira página, captando a atenção dos “passantes” em tempos de pandemia. O investimento é relativamente barato, levando em conta que geralmente se paga menos do que para veicular propagandas em TVs e revistas.

Além disso, é possível segmentar qual é o perfil da pessoa que será “atingida” pelo anúncio, tendo uma noção de características básicas do público-alvo. Você deve determinar quanto está disposto a gastar com a campanha de publicidade e terá dois custos a pagar: um custo de ativação (taxa única) e o custo da campanha em si.

Um bom exercício a se fazer antes de decidir a respeito da contratação de uma campanha publicitária virtual é pesquisar palavras que tenham a ver com seu ramo de atuação. Faça isso e preste atenção nos primeiros colocados na busca: a descrição deles chama atenção? O que falta nela e o que você poderia usar para se divulgar? Você clicaria nesse concorrente se precisasse dos serviços prestados? Por quê?

Além do Google, muitas outras grandes redes sociais permitem divulgar conteúdos de maneira direcionada e bastante precisa – é o melhor que o ramo publicitário tem a oferecer. Bons negócios!

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