Agronégocio

Tribunal argentino restitui gestão privada da agroexportadora Vicentin

BUENOS AIRES (Reuters) – Um tribunal da Argentina ordenou nesta sexta-feira a restituição dos administradores originais da agroexportadora Vicentin, empresa que passa por recuperação judicial e que o presidente Alberto Fernández pretende expropriar por meio de um projeto de lei.

O tribunal de primeira instância Civil e Comercial da província de Santa Fe, onde está localizada a Vicentin, também decidiu que os interventores estatais indicados na semana passada por Fernández poderão continuar trabalhando na companhia, mas como observadores.

“Entendo que é conveniente a continuidade dos administradores naturais da empresa, com os mesmos poderes que possuíam no momento anterior ao início efetivo da intervenção (estatal)”, disse o juiz Fabián Lorenzini.

Apesar disso, Lorenzini declarou que seu tribunal não possui competência para decidir sobre o pedido de inconstitucionalidade da decisão tomada pelo governo argentino.

O anúncio de Fernández de intervir e tentar expropriar a Vicentin –uma empresa argentina que compartilha ações com a suíça Glencore na unidade de esmagamento Renova– surpreendeu o mercado local e causou reclamações do setor.

No ano passado, a Vicentin foi a principal empresa exportadora de farelo e óleo de soja da Argentina –país que é, por sua vez, o maior fornecedor mundial desses derivados.

No entanto, no final de 2019 a companhia declarou um “default” e em seguida pediu recuperação judicial.

(Reportagem de Maximilian Heath)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5I29G-BASEIMAGE

To Top