Confira como obter no INSS o Auxílio Doença sem fazer perícia
Benefícios

Confira como obter no INSS o Auxílio Doença sem fazer perícia

INSS Previdência Pente-Fino Revisão Antencipação Salário Social Reforma da Previdência Aposentadoria Benefícios FGTS Bolsa Família Nis CNIS Extrato Banco Governo Pis Pasep Pis-Pasep Aposentado Idoso FGTS Caixa Banco do Cálculo Demora Brasil Maternidade Auxílio-Reclusão Saques Pagamento Vencimento Retiradas Refis MeuINSS Auxílio-Doença Aposentadoria Por Invalidez Contribuição BPC-Loas Pensão por Morte Pensionista Empréstimo MEi Consignado

Confira como obter no INSS o Auxílio Doença sem fazer perícia. O INSS não pode cancelar um benefício por incapacidade sem constatar, por perícia, se o segurado está pronto para voltar ao trabalho.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Como os atendimentos presenciais, incluindo as perícias, estão suspensos até o dia 19 de junho devido à pandemia do novo coronavírus, o que está valendo é a palavra do segurado.

3 opções após a negação do benefício pelo INSS(Abre numa nova aba do navegador)

Prorrogação automática

Agências do INSS vão ficar fechadas até 19 de junho devido à pandemia do novo coronavírus — Foto: Reprodução

Agências do INSS vão ficar fechadas até 19 de junho devido à pandemia do novo coronavírus — Foto: Reprodução

O próprio INSS publicou no site dele, então é oficial, que “os pedidos de prorrogação de auxílio doença serão feitos automaticamente pelo INSS, enquanto durar o fechamento das agências”.

Esta continuidade do recebimento do benefício é por 30 dias, mas a prorrogação tem que ser solicitada.

O segurado pode fazer até seis prorrogações.

Auxílio doença do INSS de forma indevida é crime(Abre numa nova aba do navegador)

Benefícios conseguidos na Justiça

O segurado que já teve o benefício de auxílio doença negado e estava recebendo por ordem judicial, também pode pedir a prorrogação e ter a continuidade automática do benefício.

Isso também vale para quem estava com o benefício restabelecido em razão de pedido de reconsideração (PR) ou por meio de recurso no próprio INSS.

Por que existe o pedido de prorrogação (PP)?

O auxílio doença é um benefício provisório. Ele é pago até o trabalhador voltar ao trabalho ou se aposentar por invalidez.

Quando o benefício começa, o INSS já fixa uma data futura estimada para o fim do benefício. Caso o trabalhador não esteja pronto para retomar as atividades profissionais, ele pode pedir a prorrogação do benefício até 15 dias antes da data final fixada. Aí o INSS analisa se trata-se ou não de continuidade do recebimento.

Vale a pena tentar porque o auxílio doença gera outros direitos.

Não concordo com a decisão do INSS

A perícia médica do INSS é um dos serviços mais polêmicos da Previdência Social. Todo mundo já ouviu uma história de algum segurado insatisfeito. Mas é uma proteção da União, porque também tem aposentado por invalidez trabalhando escondido.

O certo é que ninguém pode tirar do cidadão o direito de procurar a Justiça para proteger os seus direitos.

Foi prorrogado até 19 de Junho o atendimento remoto do INSS(Abre numa nova aba do navegador)

O que pensa a Justiça?

Os juízes sempre têm o cuidado de ouvir um médico de confiança deles antes de dar a sentença. Com isso, o segurado tem mais uma chance de provar que está incapacitado. E até contar este tempo na aposentadoria.

Em muitos casos, o próprio INSS reconhece o próprio erro e faz um acordo.

Além do mais, mesmo quando a incapacidade não é total, outros aspectos são levados em consideração na Justiça: a idade do trabalhador, a renda familiar, o local onde mora, a qualificação profissional, o grau de instrução.

O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV
O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV

Especialista em Previdência Social – Hilário Bocchi Junior

Rua Amador Bueno, 774 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP –
Cortesia da empresa de Educação Previdenciária Aposentfácil.

To Top